Combate às queimadas

Helicóptero lança cerca de 7.500 litros de água em focos de incêndios na região sul de Palmas

Incêndio próximo ao Ginásio Ayrton Sena em Taquaralto e próximo a ponte do Jardim Aureny I.

Por Redação 755
Comentários (0)

15/09/2019 10h34 - Atualizado há 4 anos
A tripulação fez a captação de água próximo a Estação de Tratamento de Água de Palmas

A aeronave do Centro Integrado de Operações Áereas da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins atuou no combate às queimadas na tarde deste sábado (14). Dessa vez a missão foi combater um incêndio próximo ao Ginásio Ayrton Sena em Taquaralto e próximo a ponte do Jardim Aureny I, na região sul de Palmas.

A equipe do 'Tocantins 01' decolou do Aeroporto de Palmas com equipamento acoplado ao helicóptero chamado de helibalde com capacidade de 545 litros. A bordo, a tripulação fez a captação de água próximo à Estação de Tratamento de Água de Palmas, sendo realizados 15 lançamentos, com um total de 7,5 mil litros nos focos de incêndios.

O diretor do Centro de Operações Áereas, Major Bruno Mendes, destacou a importância do trabalho de monitoramento, combate e fiscalização dos incêndios desenvolvido pela unidade. “Ser o apoio aéreo para essas missões é muito gratificante, pois ao lançar uma quantidade de água em fogo é possível diminuir a temperatura e possibilitar o trabalho de rescaldo efetuado em solo pelos brigadistas para extinguir o incêndio”.

Para o supervisor de instruções e operações, Major Denys Dalla, há uma grande preocupação da Defesa Civil, após a primeira chuva principalmente na zona rural, pois há um entendimento cultural de atear fogo na pastagem para “limpar a área” e as cinzas servirem de adubo.

“E aí fica nossa apreensão, pois na zona rural culturalmente após as primeiras chuvas de Setembro, coloca-se fogo no pasto para limpar e melhorar a “qualidade da terra”, pois as cinzas servem de adubo, na visão de algumas pessoas. Seja na zona urbana ou rural, isso só prejudica o meio ambiente, que é nossa casa e nosso local de trabalho”.

O Major lembrou que a prevenção é mais fácil que o combate, já que muitas vezes todos os meios disponíveis não são suficientes para combater todos os focos que iniciam.

Atuação CIOPAER

Ao longo da temporada do período de seca e combate às queimadas, o CIOPAER já realizou 149 lançamentos com o helibalde, um total de 74,5 mil litros de água. Dessa maneira o CIOPAER realizou em voos para Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins um monitoramento de mais de 9 horas de voo e combate à incêndio (lancamento/transporte Brigadistas) de pouco mais que 18 horas. Em um somatório de horas, o CIOPAER já realizou aproximadamente 27 horas de voos exclusivas no combate aos focos de incêndios no Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.