Dueré do Tocantins

Justiça dá 48h para Naturatins remover barragem em rio e fixa multa de R$ 100 mil/dia

Barragem teria ocasionado a morte de centenas de peixes.

Por Redação 1.943
Comentários (0)

10/06/2021 08h33 - Atualizado há 2 anos
Local onde fica a barragem no Rio Dueré

A Justiça acatou uma Ação Cautelar proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) que requereu a suspensão das atividades agroindustriais em uma propriedade rural localizada na divisa entre os municípios de Santa Rita e Dueré, que se utilizava da captação de água do Rio Dueré para a subirrigação de lavouras. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (9).

Com isso, ficam suspensas as autorizações para captação de recursos hídricos, as licenças de operação do barramento/elevatória e as atividades licenciadas que dele dependam, referentes à Fazenda.

O Naturatins tem o prazo de 48 horas para promover a retirada dos taludes, tábuas e implementos físicos instalados na barragem/elevatória, de modo a desobstruir o curso normal do Rio Dueré, sob pena de imposição de multa diária no valor R$ 100 mil.

Entenda o caso

Entre os dias 27 de maio e 02 de junho, foi constatada a morte de peixes e espécies subaquáticas que, supostamente, segundo relatório preliminar da Polícia Militar Ambiental, foi ocasionada pela operação de um barramento/elevatória que obstruiu o fluxo hídrico.

A Ouvidoria do Ministério Público recebeu inúmeras denúncias contendo vídeos e imagens da mortandade de peixes e represamento do Rio.

O promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior reforçou, na Ação, que o intuito da suspensão é evitar maiores danos ambientais.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.