Déficit projetado de R$ 380 milhões já foi reduzido para R$ 150 milhões, diz secretário.
Notícias do Tocantins – Pela primeira vez desde que assumiu o comando do Palácio Araguaia em 3 de setembro, o governador em exercício Laurez Moreira (PSD) esteve frente a frente com os deputados estaduais.
A reunião aconteceu nesta terça-feira, 1º de outubro, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), e contou com a presença do presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), e outros 16 parlamentares.
No encontro, Laurez apresentou os resultados fiscais do 2º quadrimestre de 2025 (maio a agosto), ainda sob a gestão de Wanderlei Barbosa (Republicanos), e traçou um plano para zerar o déficit orçamentário até o final do ano, que chegou a ser projetado em R$ 380 milhões.
Leia também
Tocantins reduz gastos com pessoal para 45,69% da RCL e abre espaço para investimentos
Wanderlei diz que ajuste nas contas do Estado ainda é fruto de sua gestão, não de Laurez
Plano de ajuste e desenvolvimento
O governador em exercício afirmou que está implementando medidas de contenção de despesas e enxugamento da máquina pública, mas ressaltou que os cortes não vão atingir estradas em manutenção nem obras em fase final de execução.
“Vamos apresentar um plano de desenvolvimento sustentável e duradouro para o Estado, investindo na vocação econômica de cada região. O Tocantins não pode ser apenas produtor de commodities, precisamos transformá-lo em um Estado industrializado”, defendeu Laurez, pedindo apoio dos parlamentares.
A reunião também teve um tom político de aproximação. Ex-deputado estadual, Laurez destacou o respeito pela Assembleia Legislativa, lembrando que iniciou sua carreira política como vereador de Gurupi, foi deputado federal, prefeito da cidade por dois mandatos e vice-governador antes de assumir interinamente o comando do Estado.
Déficit em queda
O secretário do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas, explicou que o déficit projetado de R$ 380 milhões para o fim de 2025 já foi reduzido para R$ 150 milhões após as primeiras medidas adotadas. O objetivo agora é chegar ao déficit zero até dezembro.
Segundo ele, os maiores entraves estão no Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos (Servir) e no sistema previdenciário estadual. “Estamos adotando providências para resolver esses gargalos”, garantiu.
O presidente da Aleto, Amélio Cayres, afirmou que os deputados estão dispostos a apoiar o plano de ajuste fiscal, desde que as medidas sejam debatidas amplamente com o Legislativo.
Presenças
Participaram da reunião os deputados: Cleiton Cardoso (Republicanos), Gipão (PL), Dr. Danilo Alencar (PL), Eduardo Fortes (PSD), Eduardo Mantoan (PSDB), Gutierres Torquato (PDT), Ivory de Lira (PCdoB), Jair Farias (UB), Jorge Frederico (Republicanos), Marcus Marcelo (PL), Moisemar Marinho (PSB), Nilton Franco (Republicanos), Professor Júnior Geo (PSDB), Valdemar Júnior (Republicanos), Vilmar de Oliveira (Solidariedade) e Wiston Gomes (PSD).
Também esteve presente o secretário-executivo da Secretaria do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura.