Fim do decreto

Lockdown parcial chega ao fim em Palmas e reflexos serão sentidos nos próximos 14 dias

A existência de novas variantes pode estar favorecendo esse cenário atual.

Por Redação 1.403
Comentários (0)

16/03/2021 09h27 - Atualizado há 3 anos
Comércio de Palmas vem sendo afetado pelas medidas restritivas

Termina nesta terça-feira (16) a vigência do decreto que estabeleceu o fechamento do comércio não essencial em Palmas. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) espera pelas próximas semanas para mudanças nos registros locais da doença.

“O número de casos ainda não caiu, mas estamos começando a ver sinais da menor circulação de pessoas. Serão os próximos sete a 14 dias que nos mostrarão os reais reflexos da adesão ao isolamento social”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da Semus, Marta Malheiros..

Entre os dias 07 a 13 de março foram registradas 2.111 confirmações de novas infecções pelo coronavírus, número inferior à previsão para a semana, que era de 2.596 casos. A redução de 18,7% é um primeiro indicativo da adesão da população ao período de restrições mais amplas.

Porém, segundo a prefeitura, a taxa de contágio atual de Palmas é um indicador que mostra que a doença não desacelerou. Atualmente a taxa de contágio é de 1,62. Na prática, em Palmas, a projeção é de que os 358 casos confirmados no último domingo (14) se não adotassem o isolamento social, poderiam transmitir a doença a outras 579 pessoas.

“O que precisamos, neste momento, é ver a população aderindo ao uso correto da máscara, às medidas de higiene pessoal e respeitando o isolamento social. Só assim veremos esses números baixarem. Para aqueles que apresentarem sintomas, é importante buscar o primeiro atendimento nas unidades sentinelas e aderir de imediato o isolamento”, reforça Marta.

A projeção do monitoramento da Covid-19 em Palmas é de, entre os dias 14 e 20 de março, sejam confirmados 3.419 casos novos da doença. Atualmente, o percentual de positividade dos testes para Covid-19 está se mantendo em torno de 40%.

Nova aceleração

Palmas vem registrando um novo crescimento de casos a partir de 14 de novembro de 2020. O período mostra sinais da circulação de pessoas potencializada por viagens ou aglomerações em função de datas comemorativas como, por exemplo, o feriado de Finados em 02 de novembro, 12 dias antes.

Segundo a assessora técnica da Semus, Gillian Barbosa, a circulação de novas variantes da Covid-19 também pode ter potencializado essa reaceleração de novos casos. “A existência de novas variantes da Covid-19, que possuem uma carga viral maior e maior transmissibilidade, pode estar favorecendo esse cenário atual. Mas não podemos deixar de considerar outro fator apontado por alguns pesquisadores: a menor adesão ao distanciamento e às práticas de autocuidado para a Covid-19.”

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.