Panorama Empresarial

Mais de 70% de todas as empresas do Tocantins estão em apenas 12 cidades; veja quais

58% estão classificados como Empreendedor Individual e 33% como Microempresa

Por Redação 642
Comentários (0)

21/01/2022 10h11 - Atualizado há 2 anos
Cerca de 73% das empresas ativas estão localizadas em 12 municípios do Tocantins

O Tocantins está apresentando crescente aperfeiçoamento das condições que possibilitam a implantação de novos empreendimentos no estado. Um levantamento realizado pela Sala de Inteligência de Mercado da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com dados da Receita Federal, aponta que 122.019 empresas estão ativas no estado.

Chama a atenção o fato de que 73% desses estabelecimentos estão concentrados em apenas 12 municípios (Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Dianópolis, Miracema do Tocantins, Araguatins, Formoso do Araguaia e Pedro Afonso).  Somente na capital, Palmas, encontram-se 33% dos negócios instalados no estado, o equivalente a 40.067 empresas.

Dentre esses empreendimentos, 58% estão classificados como Empreendedor Individual e 33% como Microempresa. Empresas de médio e grande porte correspondem a 5% e as empresas de pequeno porte representam 4% do índice total do estado.

Do total de 122.019 empresas localizadas no estado, 82% se enquadram no setor de serviços e comércio, 16% no setor da indústria e 8% no setor da construção civil. O setor da agropecuária refere-se a 2% das empresas do estado, com destaque para o município de Lagoa da Confusão que está na lista dos 100 municípios mais ricos do agronegócio no Brasil, ocupando o 6º lugar no estado com a concentração de médias e grandes empresas do ramo.

De acordo com o Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a cidade de Lagoa da Confusão alcançou em 2020 o montante de R$ 1,1 bilhão em produção em 2020 e o Produto Interno Bruto (PIB) chegou a R$ 527,3 milhões em 2019, referentes ao valor das produções de lavouras permanentes e temporárias. O município possui atualmente 82 empresas do setor agropecuário, número que representa um crescimento de 55% relacionado ao ano de 2020, no qual a cidade contava com 53 empresas instaladas.

Para a assessora da Sala de Inteligência de Mercado, Flávia Donato, esse tipo de panorama viabiliza maior atuação do Estado em ações que propiciem o desenvolvimento do Tocantins através da ascensão da economia. “Acompanhar a chegada dessas empresas, de diversos ramos, e o papel delas para o crescimento do estado nos permite não apenas obter dados para análise da evolução desses setores, mas também a elaboração de estratégias voltadas para fatores que irão alavancar o desenvolvimento do Tocantins”.

O secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, ressalta a importância da divulgação desses dados para que o estado consiga trabalhar em políticas públicas que propiciem o fortalecimento socioeconômico, além de tornar a população ciente dos resultados das medidas implantadas pelo Governo do Tocantins.

“Estamos trabalhando para tornar o Tocantins um polo de novos investimentos. Através dos incentivos fiscais buscamos oferecer as melhores condições para que o empresário que deseja empreender no estado, encontre um ambiente propício para o progresso do seu negócio e por consequência do Tocantins” disse o gestor.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.