Comércio

Mais de 80% dos palmenses terminaram junho com dívidas no cartão de crédito, aponta pesquisa

Os palmenses afirmaram ainda que levam 49,7 dias para pagar as contas em atraso.

Por Redação
Comentários (0)

16/07/2019 08h48 - Atualizado há 4 anos
Palmenses comprometem 33,7% da renda com dívidas.

Em junho, 80,3% dos palmenses entrevistados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC afirmaram ter dívidas com cartão de crédito. Com as taxas de juros mais altas do mercado, a modalidade está no topo do ranking das principais dívidas há anos, como mostra a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, divulgada em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Em segundo lugar do ranking, vem os financiamentos de veículos (22%) e imobiliário (19,8%). Nesta lista, entram ainda os carnês de lojas, cheque especial e empréstimo consignado, por exemplo.

“Apesar das pessoas escolherem mais de uma alternativa na pesquisa, o cartão de crédito está sempre no topo. Mesmo com juros altos, as pessoas ainda recorrem ao cartão para compras, desde as do dia a dia até às de médio porte, como eletrodomésticos e móveis”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

“O importante, no entanto, é manter o pagamento em dia. Assim, evita-se pagar juros e aumentar a dívida de forma que não consiga quitar futuramente”, comenta a economista. Já em relação à inadimplência, a pesquisa apontou uma condição de estabilidade no indicador que aponta os pagamentos de dívidas após o vencimento, passando de 12% para 11,9% de palmenses que têm contas atrasadas.

PEIC

No geral, o total de endividados em Palmas ficou em 69,1%, configurando um aumento de 1,5 ponto percentual em relação a maio (67,6%) e de 1,9 ponto percentual em comparação com junho do ano passado (67,2%). Os palmenses afirmaram ainda que levam 49,7 dias para pagar as contas em atraso e comprometem 33,7% da renda com dívidas.

Confira a pesquisa completa no site www.fecomercioto.com.br

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.