Fase I

Mineradora inicia produção de ouro no Tocantins gerando 400 empregos diretos e indiretos

O licenciamento ambiental começou em 2016 e foi liberado agora.

Por Redação 7.283
Comentários (0)

19/10/2020 17h00 - Atualizado há 3 anos
Início da atividade já gerou 45 empregos diretos

O Governo do Tocantins concedeu licença ambiental para que o Projeto Manduca inicie a produção de ouro em uma área localizada a 15 km do município de Porto Nacional, na região central do Estado. 

Nesta Fase I, foram investidos US$ 3 milhões na implantação de uma planta-piloto, com produção prevista de 15 kg de ouro por mês.

O governador Mauro Carlesse afirmou que sua gestão tem se esforçado para facilitar a instalação e o desenvolvimento de projetos que gerem emprego e renda para os tocantinenses. 

Estamos muito contentes e comemorando a implantação deste projeto que, somente neste início da atividade, já gerou 45 empregos diretos. As estatísticas demonstram que, em mineração, cada vaga de emprego direta gera nove vagas de emprego indiretas, portanto estima-se que irão surgir mais 400 vagas de emprego indireto na região de Porto Nacional. Este é um excelente motivo para comemorar”, avalia o governador.

O presidente da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), Aparecido Giacometto, disse que o Projeto Manduca tem grande potencial para desenvolvimento de mina de ouro de grande porte e, caso o resultado de pesquisas complementares confirmem reservas adicionais de minério, poderá ser iniciada a implantação da Fase II.

Nesta fase, objetivamos a construção de uma plantfa cuja capacidade de produção será de aproximadamente 50 kg de ouro por mês, assim, o número de empregos irá dobrar, atingindo 90 vagas diretas e 800 indiretas”, ressalta.

Ainda de acordo com o presidente, na Fase III, a produção poderá atingir 240 kg de ouro por mês e gerar 220 vagas diretas e 2.000 vagas indiretas de emprego. Esta implantação também depende, principalmente, do porte da reserva que for encontrada por meio de pesquisa (sondagem).

Planta piloto da fase 1 do projeto tem produção prevista de 15 kg de ouro por mês

Projeto Manduca

Conforme informações da Ameto, a Monte Sinai Mineração, empreendedora do Projeto Manduca, obteve a autorização de pesquisa da área junto à Agência Nacional de Mineração (ANM) no ano de 2008 e, em 2016, iniciou o licenciamento ambiental para implantação do projeto.

“Quando soubemos do que se tratava o projeto, do desenvolvimento e dos empregos a serem gerados, buscamos apoiar a ação, no sentido de dar mais agilidade ao processo que cabia à gestão estadual. O Naturatins foi nosso grande parceiro e nos ajudou a dar uma resposta rápida à solicitação”, explica Aparecido Giacometto.

Ouro no Tocantins

Conforme o presidente da Ameto, existem muitos outros projetos em desenvolvimento para produção de ouro no Tocantins, principalmente nos municípios de Almas, Natividade, Chapada da Natividade, Monte do Carmo, Dianópolis e Porto Nacional.

“Alguns estão em fase de pesquisa ainda, porém, outros já estão em fase de licenciamento ambiental dos projetos de implantação”, informa.

Projeto fica a sudeste de Porto Nacional

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.