Fique de olho

Ministério da Agricultura reduz dose da vacina contra febre aftosa, informa Faet

A dose reduziu de 5 ml para 2 ml, na primeira etapa de imunização do rebanho, em maio deste ano.

Por Redação
Comentários (0)

07/02/2019 11h33 - Atualizado há 5 anos
Aplicação da vacina

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) informou  aos produtores rurais que o Ministério da Agricultura vai disponibilizar a nova vacina contra febre aftosa, em dose reduzida de 5 ml para 2 ml, na primeira etapa de imunização do rebanho, em maio deste ano.

Segundo o assessor técnico da Comissão de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Nissen, a vacina com menor dosagem reduzirá as reações (abcessos) nos animais e os impactos econômicos ao produtor rural.

Quando o animal vai para o abate, se houver alguma inflamação causada pela vacina, a parte afetada é retirada da carcaça antes de ser pesada e isso gera prejuízo ao pecuarista. A ideia da nova fórmula é que esse impacto seja zero ou o menor possível”, afirmou.

Ricardo explica que o produtor perde, em média, 2 a 3 quilos de carne por animal abatido, quando as lesões provocadas pela vacinação são encontradas. “O pecuarista já possui gasto com a compra da vacina e não é ressarcido pela carne descartada”, disse.

Em julho de 2017, a CNA assinou uma nota técnica pedindo a mudança na composição da vacina com a redução do volume da dose e a retirada da substância saponina.

De acordo com o calendário nacional, os estados brasileiros devem vacinar todo o rebanho bovino e bubalino em maio. Acre, Espírito Santo e Paraná, que aplicam apenas em animais jovens (de até 24 meses de idade), Amapá, que faz a imunização somente no segundo semestre, e Santa Catarina, livre de febre aftosa sem vacinação, são as exceções.

Retirada da vacina

Em 2018 o Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como país livre de febre aftosa com vacinação. A próxima etapa é obter o status livre da doença sem a vacina.

Para isso, o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, dividiu o país em cinco blocos e propôs um cronograma para a retirada.

Bloco 1 (AC e RO)
- Maio de 2019 - última data para vacinação.
 
Bloco 2 (AM, PA E RR) e Bloco 3 (todos os estados do NE, com exceção de SE e BA)
- Maio de 2020 – última data para vacinação.
 
 Bloco 4 (BA, SE, ES, RJ, MG, SP, GO, DF, e TO) e Bloco 5 (MS, MT, PR¹, RS e SC²)
- Maio de 2021 – última data para vacinação. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.