Veja lista

Ministério da Saúde entrega ventiladores de transporte a 15 municípios do Tocantins

'Ventiladores vão ajudar muito no atendimento aos pacientes', disse secretário.

Por Redação 540
Comentários (0)

05/11/2020 15h59 - Atualizado há 3 anos
Ventiladores pulmonares entregues pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde iniciou nesta semana a entrega de 30 ventiladores de transporte para 15 municípios tocantinenses. A informação é da assessoria de comunicação do deputado federal Vicentinho Júnior (PL), parlamentar que fez a solicitação.

O pedido tem o objetivo de melhor estruturar a saúde pública nos municípios para as ações de enfrentamento à covid-19 e ampliar a capacidade de atendimentos aos pacientes com o vírus.

Em Araguatins, o secretário de Saúde Natividade Alves Palma afirmou que os ventiladores chegaram em boa hora. Ele ainda explicou que no município um paciente veio a óbito por não ter o aparelho.

“O caso do paciente era grave e nós não tínhamos o ventilador pulmonar de transporte, ficamos aguardando uma UTI Móvel de Araguaína, mas o paciente não resistiu. Com este episódio, o município fez a aquisição de uma UTI Móvel com ventilador, pois nestes casos a orientação é levar para um hospital com melhor estrutura”, disse.

O secretário detalhou que os dois novos ventiladores de transporte foram instalados no Hospital Municipal Dr. Ostilio Antônio de Araújo. “Estes ventiladores vão ajudar muito no atendimento aos pacientes. Como eles são de transporte, a locomoção do paciente para outra unidade hospitalar, em caso de necessidade, acontece com maior segurança para todos, pois o motorista pode dirigir com maior tranquilidade, a equipe que acompanha tem estrutura e os familiares do paciente também ficam mais confortáveis com a ação”, afirmou.

O município atende em média de cinco pacientes infectados com o novo coronavírus por dia, segundo o secretário.

O deputado federal Vicentinho Júnior explicou que, apesar das ações do poder público para reduzir os índices de contágio, a infecção acontece e com maior gravidade em alguns pacientes.

“Cada organismo tem reagido de uma forma e, nos casos mais graves, é preciso um tratamento especifico, uma maior assistência para salvar a vida do paciente. No enfrentamento à covid-19, todos nós precisamos ajudar. Estou tentando fazer a minha parte no combate a esta pandemia”, disse o parlamentar.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

Os equipamentos foram entregues em Araguatins, Brejinho de Nazaré, Colmeia, Cristalândia, Figueirópolis, Itacajá, Itaguatins, Lagoa da Confusão, Monte do Carmo, Natividade, Paranã, Pindorama, Ponte Alta do Tocantins, Silvanópolis e Taguatinga.

Cada município recebeu dois ventiladores de transporte.

Equipe da enfermagem do Hospital Municipal de Araguatins
Vicentinho Júnior em audiência com o Ministro Pazuello

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.