Renan Filho reafirmou que obra será entregue no fim de 2025.
Notícias do Tocantins – O ministro dos Transportes, Renan Filho, publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando a maquete da nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que vai ligar novamente as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
Renan Filho afirmou que as obras de reconstrução já começaram e garantiu que a nova ponte será entregue até o fim de 2025.
“Nosso compromisso com você é entregar até o final desse ano. Nós fizemos a implosão dia dois de fevereiro e agora estamos finalizando toda a demolição, materiais recolhidos, baixíssimo impacto ambiental para garantir as melhores condições de obra. Nós vamos iniciar a obra propriamente dita”, afirmou o ministro do vídeo.
“Depois do colapso da antiga estrutura, nossa prioridade sempre foi garantir uma solução definitiva para a região. A nova ponte será mais segura, moderna e estruturada para suportar o tráfego com eficiência. O trabalho já começou e seguiremos firmes até a entrega dessa obra ainda esse ano”, garantiu o ministro.
Até a última semana, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), das 14 mil toneladas de concretos e ferro, a metade já havia sido removida pelas máquinas. O concreto retirado está sendo utilizado nos acessos provisórios construídos para que as equipes possam fazer o transporte do material e maquinário necessário para levantar a nova ponte. Enquanto a limpeza do local é realizada, técnicos trabalham na elaboração de projetos de engenharia e sondagem do solo.
Segundo o DNIT, os detritos não sofrem transformações físicas, químicas ou biológicas quando entram em contato com a água ou solo e que após as obras, todo o material será destinado para um local de descarte licenciado.
Para fazer a travessia de pedestres e veículos por bolsas, uma nova empresa foi contratada pelo Departamento. Serão disponibilizadas três balsas e quatro reboques para transporte de caminhões de carga e outras duas balsas e dois rebocadores para veículos menores e passageiros.
Um consórcio formado pelas empresas Construtora A. Gaspar SA e Artes LESTE Construções Limitadas foi contratado para a reconstrução, com um contrato de quase R$ 172 milhões. As obras da nova ponte começarão assim que uma parte do concreto for removida.