Ainda não há informações oficiais sobre o velório e o sepultamento.
Notícias do Tocantins - O Tocantins perdeu, na madrugada deste sábado (27/12), uma de suas principais lideranças políticas. Morreu aos 85 anos o ex-governador, ex-deputado federal e ex-prefeito de Paraíso do Tocantins Moisés Nogueira Avelino. A morte foi confirmada por familiares por meio das redes sociais.
Moisés Avelino estava internado durante o mês de dezembro em um hospital particular de Palmas. Desde 2019, enfrentava um tratamento contra um câncer nos ossos, condição que o levou a se afastar do último mandato como prefeito de Paraíso do Tocantins.
Figura central na consolidação política do estado após a criação do Tocantins, Avelino foi o segundo governador eleito, comandando o Palácio Araguaia entre 1991 e 1994. Antes disso, construiu sólida trajetória no Legislativo e no Executivo municipal, com destaque para três mandatos como prefeito de Paraíso do Tocantins e dois mandatos como deputado federal.
Ainda não há informações oficiais sobre o velório e o sepultamento.
TRAJETÓRIA
Natural do Piauí, Moisés Avelino iniciou sua vida pública ainda nos anos 1980, filiando-se ao MDB. Médico formado pela Universidade Federal de Goiás, também atuou como perito criminal e empresário do setor agropecuário antes de se projetar como liderança política regional.
Além dos cargos eletivos, presidiu entidades municipalistas e cooperativas, teve participação ativa na organização política do Tocantins recém-criado e integrou o Diretório Regional e a Executiva Nacional do MDB, além da Fundação Ulysses Guimarães.
Avelino deixa um legado marcado pela atuação decisiva na estruturação administrativa do estado, pelo fortalecimento do municipalismo e por décadas de influência na vida política tocantinense. Sua morte encerra um capítulo importante da história política do Tocantins.