O principal serviço oferecido pelo aplicativo será a abertura de alguns processos da CNH.
O Governo do Tocantins afirmou que está preparando uma gama maior de serviços que possam ser feitos de forma on-line pelos usuários credenciados e parceiros do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran).
As propostas que vêm sendo colocadas em prática integram o Plano de Governo, entregue pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, à Justiça Eleitoral durante as eleições de 2018.
Detran na Palma da Mão
Uma das principais inovações que será apresentada neste primeiro semestre de 2020 será o aplicativo Detran na Palma da Mão, que disponibilizará informações gerais do órgão, como endereço e localização de todos os postos de atendimento, notícias, contatos, dúvidas e tabelas de taxas.
O principal serviço oferecido pelo aplicativo será a abertura de alguns processos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Haverá ainda a possibilidade de gerar boletos e o acesso à pesquisa de pontuação da CNH, multas e taxas referentes a veículos.
Atualmente, diversos serviços já são oferecidos pelo Detran de forma on-line, dentre eles a solicitação da segunda via; a abertura do processo para troca Definitiva ou da Renovação da CNH; a abertura de Processo para tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID); além de consultas e boletos na área de veículos/Carteira Nacional de Habilitação.
Tempo de atendimento foi reduzido
Segundo o Governo, o tempo de espera para o atendimento no Detran também foi reduzido para uma média de 10 a 15 minutos a partir do momento em que retira a senha.
Para o órgão, essa conquista só foi possível com a otimização dos processos, aumento no número de guichês e ampliação do horário de funcionamento da sede do Detran, Postos de Atendimentos e Ciretrans, que passaram a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas (com exceção de Luzimangues, Sítio Novo e Figueirópolis, onde a demanda é menor e o atendimento é realizado em meio período).
Antes disso, apenas a sede e a unidade de Taquaralto funcionavam das 8 às 18 horas. As demais tinham horário reduzido para apenas um dos turnos, sendo que o horário exato alternava conforme a localidade.
O Governo disse que também regularizou e agilizou o tempo de entrega da CNH passando para uma média de cinco dias, em Palmas e, de dez a 30 dias para o interior do estado. Já o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é impresso e entregue no ato da solicitação após a identificação do pagamento das taxas e multas (caso haja).
Documentos Digitais
Outra medida que influenciará positivamente na entrega da CNH e do CRLV é a implantação dos documentos digitais. No caso do CRLV, não será mais necessário ir ao Detran para emitir o certificado de licenciamento, já que ele será baixado direto por meio de um aplicativo. Já a CNH ficará pronta assim que o usuário finalizar o processo no Detran. Os documentos digitais serão implantados ainda no 1º semestre de 2020.
Scanner de Placa Veicular
O Detran iniciou, a partir deste ano, a implementação da Placa Mercosul nos veículos registrados no Estado. Com o novo modelo, não haverá mais lacre, o QR Code estampado na placa será a medida de segurança. Este QR Code é o scanner veicular.