Cotas

MPTO quer reserva de vagas para quilombolas no Vestibular Unificado 2026/1 da Unitins

Lei Federal n. 12.711/2012 estabelece reserva de vagas para estudantes quilombolas.

Por Redação
Comentários (0)

07/10/2025 10h07 - Atualizado há 1 mês
Campus da Unitins em Palmas

Notícias do Tocantins – O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encaminhou recomendação ao reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) orientando que o edital do Vestibular Unificado 2026/1 passe a incluir reserva de vagas para estudantes quilombolas.

A recomendação faz referências à Lei Federal nº 12.711/2012, que estabelece reserva de vagas nas universidades federais para estudantes quilombolas, e à Lei Estadual n. 4.344/2023, que definiu a cota para quilombolas (e também para candidatos negros e indígenas) nos concursos públicos estaduais. O entendimento é que estas leis, respectivamente, definem um padrão nacional de inclusão e estabelecem um compromisso do Tocantins com a promoção da igualdade e a reparação histórica.

A recomendação é assinada pelo promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, titular da 15ª Promotoria de Justiça da capital, com atuação na defesa dos direitos humanos. O documento foi encaminhado na última quinta-feira (2/10).

Definição de critérios

O promotor de Justiça orienta que sejam definidos critérios para as cotas, como a autodeclaração do candidato, a comprovação do seu vínculo com comunidade certificada pela Fundação Cultural Palmares e a análise documental por comissão técnica.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.