Saúde

Novo centro cirúrgico do Hospital Universitário de Araguaína é inaugurado por ministro

Foram investidos mais de R$ 600 mil na instalação da nova estrutura.

Por Redação 801
Comentários (0)

21/05/2021 08h02 - Atualizado há 2 anos
Hospital Universitário de Araguaína

O Hospital de Doenças Tropicais, da Universidade Federal do Tocantins ganhou um novo centro cirúrgico que conta com duas salas cirúrgicas, uma sala de recuperação pós-anestésica com três leitos e uma sala de preparo, distribuídas em mais de 270 m².

A entrega oficial do novo espaço foi realizada nessa quarta-feira (19), com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira, que administra o hospital universitário.

O ministro parabenizou o hospital e comunidade pelo novo centro cirúrgico e afirmou que ele proporcionará uma oportunidade muito grande para avançar ainda mais nos atendimentos de saúde e no apoio ao ensino e à pesquisa. “Sei que que toda a parte estrutural é muito bem cuidada pela Ebserh e seus técnicos. Parabéns a todos”, elogiou Milton Ribeiro.

O presidente da Rede Ebserh ressaltou que o novo centro cirúrgico se trata de uma conquista cujos benefícios serão revertidos para todos. “Digo que é para todos, ressaltando o paciente que é assistido e o profissional de saúde que é formado. Realmente esse espaço fará a diferença para elevar o nível dos nossos atendimentos”, disse Oswaldo Ferreira.

Para a conclusão da obra, que previu a ampliação do antigo centro cirúrgico e da central de material e esterilização (CME), foram disponibilizados mais de R$ 600 mil, utilizados ainda para a aquisição de equipamentos de anestesia, mesa cirúrgica, focos cirúrgicos, bisturis elétricos, aspiradores cirúrgicos, monitores multiparâmetros e uma nova autoclave. Os recursos são do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh.

De acordo com o superintendente do HDT-UFT/Ebserh/MEC, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, a área possibilitará a realização de cirurgias eletivas de baixa e média complexidades, que possuem uma fila de espera muito grande pela central de regulação do gestor local. “Além de aumentar a oferta de serviços à comunidade local, o novo centro cirúrgico ampliará a resolutividade do atendimento aos pacientes e, principalmente, aumentará e diversificará a oferta de campos de estágios para os alunos de graduação da Universidade na área da saúde, principalmente o curso de medicina de Araguaína”, pontuou o gestor.

O local está sendo utilizado há aproximadamente 10 dias. O primeiro procedimento de média complexidade, com o auxílio do anestesiologista, foi uma gastrostomia (cirurgia realizada quando o paciente está impossibilitado de ingerir medicação ou alimentos via oral), ocorrida na última segunda-feira, 17.

Participaram ainda da cerimônia o governador do estado de Tocantins, Mauro Carlesse, o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, além de gestores do HDT.

Novo centro cirúrgico do HDT de Araguaína
Inauguração do centro cirúrgico do HDT de Araguaína

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.