Operação Direct

Operação da PF mira cidades no interior do Tocantins por fraudes a licitações e corrupção

Entre os alvos estão agentes públicos e empresários.

Por Redação 2.190
Comentários (0)

05/08/2020 08h13 - Atualizado há 3 anos
PF cumpre mandados em sedes de prefeituras do Tocantins

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (5) a 'Operação Direct', que tem como objetivo desarticular uma associação criminosa integrada por agentes públicos e empresários suspeitos de fraudes a licitações e corrupção no interior do Tocantins

Aproximadamente 40 policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva e 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Aliança do Tocantins, Peixe e Cristalândia.

Também foram entregues três ofícios judiciais, destinados à Câmara de Vereadores e à Prefeitura dos municípios, que determinam a suspensão cautelar do exercício da função pública de agentes públicos.

Conforme a PF, as buscas recaem sobre um empresário e agentes públicos suspeitos de realizarem fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e pagamentos a título de corrupção.

As investigações apuram um possível favorecimento de empresário em pregões dos municípios de Cristalândia e Peixe para contratação de transporte escolar e a realização de depósitos e transferências de valores a agentes públicos dos municípios, no mesmo período em que ocorreram as contratações.

CRIMES APURADOS

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, desvio de verbas públicas, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

NOME DA OPERAÇÃO

O nome da Operação faz referência à relação 'direta' e pessoal existente entre o empresário e os agentes públicos, com a existência de favorecimentos entre as partes.

A ação tem como objetivo coibir a continuidade das supostas ações criminosas e colher elementos probatórios para a conclusão do inquérito policial e instrução de futura ação penal em face dos envolvidos.

CUIDADOS NA PANDEMIA

Em razão da situação de pandemia, a Polícia Federal disse que foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio pela Covid-19, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na operação, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

PF na prefeitura de Peixe, no sul do Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.