Prevenção

Para evitar surto de sarampo, vacinação será intensificada em escolas, hotéis e hospitais de Palmas

Vacinação ocorrerá em escolas, hospitais, hotéis e até no aeroporto da capital.

Por Redação
Comentários (0)

23/08/2019 10h13 - Atualizado há 4 anos
Criança sendo vacinada

A vacinação contra o sarampo será intensificada em escolas, hospitais, hotéis da cidade, aeroporto e nos Centros de Saúde da Comunidade de Palmas. A imunização será feita em bebês de 6 meses e adultos de até 49 anos que não têm comprovação que já receberam a dose da vacina.

Segundo a prefeitura, não foi confirmado caso da doença em Palmas e o objetivo é evitar surto da doença como tem ocorrido em vários Estados do Brasil.

A partir desta sexta-feira (23), os técnicos das salas de vacinas já vão começar a imunizar bebês com idades entre 6 e 11 meses contra o sarampo com a ‘dose zero’, como está sendo chamada.

Pelo calendário regular, a primeira dose é aplicada aos 12 e 15 meses. Mas a dose extra, considerada pelo Governo Federal como medida preventiva, não substitui as demais previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

De acordo com a enfermeira responsável pela Central de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinke, ‘a vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomado a ‘dose zero’ da vacina’.

Vale reforçar que o público alvo da vacina (tríplice viral) já está contemplado na rotina vacinal das crianças a partir de 1 ano de vida até 29 anos, 11 meses e 29 dias. 

A enfermeira Elaine Katzwinkel orienta que todas as pessoas nessa faixa etária devem receber as duas doses da vacina. Já o público com idade até 49 anos deve comprovar apenas uma dose do componente sarampo e rubéola.

A descontinuidade dessa recomendação acontecerá quando os estados não apresentarem casos confirmados da doença nos últimos 90 dias”, explica a enfermeira.

Ela também lembrou que o Ministério da Saúde informará aos Estados e municípios oportunamente o momento em que essa estratégia de antecipação da vacinação de crianças deverá ser suspensa.

A vacina

A tríplice viral é fornecida ao município pelo Programa Nacional de Imunizações e está disponível durante todo o ano na rede municipal de saúde. A vacina deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança até 29 anos de idade.

Pessoas de 30 a 49 anos (nascidos a partir de 1960) devem receber uma dose. A vacina não é indicada para mulheres grávidas e indivíduos imunossuprimidos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.