Objetivo da organização é integrar os países de língua portuguesa em diversas áreas de cooperação.
Pela primeira vez, o Governo do Tocantins participará da Semana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorre no Rio de Janeiro nesta semana, de 21 a 25 de novembro.
Para o secretário de Participações Sociais e Políticas de Governo, Marcos Milhomens, esta é uma oportunidade ímpar para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros.
“O estado está alinhado às pautas de interesse da comunidade internacional. Ter um papel de destaque na CPLP coloca o Tocantins como referência na Região Norte”, destacou Marcos Milhomens.
Já o secretário de Estado do Esporte e Juventude, Flávio Cabanhas, ressaltou a importância do debate de políticas públicas para a Juventude no âmbito da CPLP. "A juventude tocantinense será prioridade para o governo, por isso as políticas públicas propostas no Fórum da CPLP são fundamentais para reduzirmos a desigualdade e o desemprego", ponderou.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é uma organização internacional formada por países lusófonos. Os estados-membros são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. O objetivo da organização é integrar os países de língua portuguesa em diversas áreas de cooperação.
Entre os principais pontos de discussão estão a geração de emprego e renda, mudanças climáticas, combate à fome, diversidade e igualdade no âmbito das populações da CPLP.
O encontro reúne ministros de 12 países e autoridades de todos os estados da Federação. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar a semana da CPLP e o Governo do Tocantins integra a delegação brasileira.