Saúde

Polícia prende médico e responsáveis por laboratório clandestino contratado pelo governo

Laboratório é contratado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Por Redação 4.672
Comentários (0)

11/05/2022 14h09 - Atualizado há 1 ano
Estante de armazenamento irregular de material genético dos pacientes do SUS

Um médico diretor técnico do Sicar Laboratórios, que funcionava de maneira clandestina em Palmas, além da responsável técnica e diretor administrativo, foram presos em flagrante durante a operação Nablus, deflagrada nesta quarta-feira (11/5) pela 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic) em parceria com órgãos de fiscalização de saúde e do Ministério Público do Tocantins (MPTO).

A polícia encontrou no local pedaços de corpos humanos armazenados em potes de sorvete, margarina e até de creme capilar. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão por ordem da 2ª Vara Criminal de Palmas..

O Sicar Laboratórios é contratado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para realizar exames em pacientes dos hospitais da rede pública.

VEJA:

Veja também

O delegado Evaldo de Oliveira Gomes, informou que os suspeitos faziam a abertura de empresas em nome de 'laranjas' se passando por pessoas jurídicas. Segundo ele, havia diversos laboratórios de fachada que só existiam no papel, todavia era realizado o repasse de pagamentos, mas os serviços não eram prestados. Nenhum deles possuía licença ou alvará por parte do poder público municipal e estadual.

Ainda conforme o delegado, a situação mais precária foi a encontrada no laboratório clandestino no centro de Palmas. “São diversos materiais genéticos armazenados indevidamente que evidenciam fraudes em laudos laboratoriais e exames imprecisos, uma vez que as amostras estão em total desacordo com as normas sanitárias de armazenamento”, informou.

O laboratório funcionava em uma casa adaptada. No local, a polícia encontrou diversas irregularidades: o material biológico era mergulhado em frascos de sorvete, paçoca, creme capilar e até recipiente de achocolatado. Os potes de coleta de urina e fezes estavam mergulhados em um balde com uma substância líquida para serem lavados e reaproveitados. Algumas seringas foram encontradas penduradas no teto do local. Além disso, os papéis de pedido dos exames estavam submersos dentro das próprias amostras.

Órgãos Fiscalizadores

O Conselho Regional de Medicina (CRM) informou que o laboratório não tem regularidade no CRM. O Conselho também fez a interdição ética do local, ou seja, nenhum médico poderá atuar no laboratório, sob pena de responsabilidade ética. A Vigilância Sanitária Municipal de Palmas também interditou o local que não possui licença municipal e estadual.

Operação Nablus

O nome da operação remete à atual cidade situada no distrito de Samaria, onde existia a antiga cidade de Siquém e um poço, também conhecido como poço de Sicar, no qual Jesus dialogou com uma Samaritana. O Poço Sicar é profundo e escavado na rocha sólida que tem sido associado à tradição religiosa com Jacó por cerca de dois milênios.

A operação conta com delegados, agentes, escrivães e peritos da Dracco, 1ª Deic, 2ª Deimpo, Decor, 6ª Deic, 2ª DPC, 7ªDeic, 4ª DPC e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote).  

Potes de coleta para exames estavam mergulhados em tambor
Amostras para exames estavam armazenadas de forma irregular

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.