Em Paraíso

Policiais invadem enfermaria de covid-19 e ameaçam médicos no Tocantins, denuncia CRM

Conselho classificou caso como 'ataque covarde à dignidade e à autonomia do médico'.

Por Redação 3.174
Comentários (0)

21/09/2020 09h51 - Atualizado há 3 anos
Caso foi no Hospital Regional de Paraíso

Policiais civis são acusados de terem invadido uma enfermaria de covid-19 e ameaçado médicos no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.

O caso foi denunciado, em nota, pelo Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) na sexta-feira (18) ao “expressar veemente repúdio aos atos de truculência”.

Segundo o CRM-TO, no dia 14 de setembro, dois agentes da Polícia Civil de Paraíso compareceram ao setor de urgência e emergência do Hospital Regional conduzindo um preso para a realização de exame pericial em decorrência de lesão corporal.

No entanto, conforme o CRM, o exame solicitado pelos policiais é "ato sabidamente diverso da natureza dos serviços prestados no hospital regional por contrariar os ditames da Resolução CRM-TO n° 102/2018, que veda o médico plantonista de realizar tal procedimento durante o período de trabalho, previsto apenas para pacientes em estado de intenso sofrimento ou mesmo risco de morte, especialmente em local onde existe unidade do IML", como no caso de Porto Nacional.

Diante da negativa dos médicos que ali laboravam, os agentes passaram a proferir ameaças, e, sob supostas ordens do delegado local Lucas Kenesz de Oliveira, os policiais, armados e portando algemas de forma ostensiva, ameaçaram e constrangeram os médicos Jorge Ivan Alves Bezerra e Cóndor Amauri Condorcet Tocantins”, disse o conselho. 

Para o CRM, o episódio merece o mais contundente repúdio e reprovação social, pois, protagonizado por agentes estatais, fere de morte a observância aos princípios da administração pública.

“As condutas ali praticadas pelos agentes de Polícia Civil, notadamente a invasão à enfermaria de covid-19, colocaram em iminente risco a saúde pública e afiguram-se, sobretudo, como um ataque covarde à dignidade e à autonomia do profissional médico”, finalizou o CRM-TO.

O QUE DIZ A SSP

Em nota ao AF Notícias, a Polícia Civil do Tocantins negou quaisquer abusos por parte dos agentes e disse que os médicos não poderiam se negar a realizar o exame de corpo de delito. Confira a resposta completa.

+ Sobre polêmica em hospital, Polícia Civil diz que médicos não poderiam negar exame

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.