Tocantins

Policiais fazem curso de 'atirador designado' com armas de alta velocidade para casos extremos

Curso iniciou nesta quinta-feira, 1º, e segue até o próximo dia 9.

Por Redação
Comentários (0)

01/08/2024 16h09 - Atualizado há 2 horas
O curso é destinado aos policiais civis lotados nas unidades do Gote e Dracco

Notícias do Tocantins - As excludentes de antijuridicidade foram tema da primeira aula do o curso de "Atirador Designado”, coordenado pela Escola Superior da Polícia Civil (Espol) e pela Diretoria do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), iniciado nesta quinta-feira (1/8) e segue até o próximo dia 9.

“Existe a necessidade de um conhecimento mais aprofundado em balística, em especial do conhecimento, que vai respaldar a ação dos policiais no caso de uma intervenção tática. Vamos tranquilizar esses policiais de quais excludentes estão envolvidos e até onde podem fazer, os limites que a legislação permite esse tipo de ação e o que respalda essa atuação e até onde eles vão poder estar atuando tranquilamente na defesa da população”, destacou o instrutor Luciano Anechini Lara Leite, que é promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul.

A qualificação visa capacitar policiais para ocorrências nas quais o uso de armas de alta velocidade se faz necessário com vistas a aumentar a capacidade do Estado em reagir e neutralizar ameaças. Exemplos dessas ocorrências são roubo às instituições financeiras, sitiamento de cidades por organizações criminosas e operações de alto risco. 

Na abertura do curso, o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destacou a importância da qualificação para o exercício da atividade policial. “A única coisa que nós levamos dessa vida é o conhecimento, mas quando repassamos esse conhecimento, deixamos um legado. O conhecimento, quando é transmitido, transpõe gerações. Na nossa atividade, precisamos ter o cuidado de zelar por vidas e promover a segurança e a paz para nossa sociedade. O bom policial é aquele que está preparado para agir”, destacou.

Qualificação

O curso é destinado aos policiais civis lotados nas unidades do Gote e da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), com carga horária de 120 horas/aula. “Aproveitem bem essas 120 horas para agregar mais conhecimento. Precisamos de policiais cada vez mais capacitados, pois sabemos que o dia a dia do Gote e da Dracco requer conhecimento para ter êxito em suas funções”, complementou a superintendente de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, Fátima Holanda.

Dentre as disciplinas que serão ministradas estão: Bases, Posições e Fundamentos do Tiro, Tipos de treinamento, Munições e Balística, Regras de Segurança e Primeiros Socorros. Os dezesseis policiais que participam da capacitação terão sete instrutores do Tocantins e de outros estados.

“Quando a gente vê instituições diferentes no mesmo ambiente, vemos o quão enriquecedor será esse curso. E aí eu digo aos nossos policiais alunos, é importante despir do conhecimento que já tem e estejam abertos para adquirir novos conhecimentos. Cursos de formação são oportunidades de troca de conhecimentos e são essenciais para o melhor desempenho do trabalho”, finalizou.

Superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda
Delegado-geral Claudemir Luiz Ferreira
Secretário Wlademir Mota Oliveira
Instrutor Luciano Anechini Lara Leite

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.