A obrigação é para quem é do sexo masculino.
Termina na próxima quarta-feira, 30 de setembro, o prazo para os jovens que completam 18 anos em 2020 cumprirem com o alistamento militar. O prazo deveria ter sido encerrado no dia 30 de junho, mas foi prorrogado este ano por conta das medidas preventivas de combate à covid-19.
Em Araguaína, cerca de 1.747 pessoas cumpriram com o dever do serviço militar, um número considerado baixo se compararmos ao registrado no ano passado, que foi de aproximadamente 3 mil jovens alistados.
“É importante lembrar que o alistamento militar é obrigatório para homens e o descumprimento dessa obrigação pode trazer prejuízos, já que sem a reservista ou certificado de dispensa, a pessoa fica impedida de assinar a carteira de trabalho, além de se matricular em curso técnico ou superior” explicou a secretária da Junta Militar de Araguaína, Glazielle Pimenta.
Como fazer
Para fazer o alistamento, é preciso estar com o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de endereço recente.
Aqueles que nasceram em 2002 devem se alistar por meio do site do Exército e finalizar a apresentação na Junta Militar do Município, localizada no prédio da Prefeitura de Araguaína, à Rua 25 de Dezembro, n° 265, Centro.
Já os nascidos em anos anteriores a 2002 ou que não possuam CPF também poderão cumprir com o alistamento e regularizar a situação indo diretamente na Junta Militar do Município.
O registro deve ser feito no site www.alistamento.eb.mil.br.
(Felipe Maranhão)