Coronavírus

Prefeitura inicia testagem em massa da população para frear avanço da covid-19 no Tocantins

Nessa primeira fase, a intenção é testar todo o grupo de risco.

Por Redação 1.941
Comentários (0)

22/07/2020 09h17 - Atualizado há 3 anos
Testagem ajudará a evitar a transmissão

A Prefeitura de Peixe, no sul do Tocantins, adquiriu testes de covid-19 suficientes para quase um quarto da população do município e inicia a testagem em massa nesta quarta-feira (22). Segundo especialistas, essa é melhor forma de conter o avanço da pandemia.

Conforme o prefeito José Augusto Bezerra Lopes, a realização dos testes rápidos em massa ajudará também no planejamento das ações para enfrentamento da doença.

“Neste cenário de pandemia, o teste rápido é um instrumento estratégico para atuarmos de forma preventiva. Queremos identificar os doentes e quebrar uma possível cadeia de transmissão do vírus, isolando os assintomáticos por pelo menos 14 dias e rastreando com quem ele teve contato para também testar”, explicou.

Os 2.500 testes que serão utilizados são do tipo rápido, que identifica a presença de anticorpos contra o coronavírus no organismo. Nessa primeira fase, a intenção é testar todo o grupo de risco: profissionais da saúde e segurança pública; obesos e tabagistas; idosos com mais de 60 anos; hipertensos, diabéticos e portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica.

Os testes serão realizados em uma estrutura com tendas em frente à recepção do Hospital Municipal Antônio Pires, na rua Celestino de Abreu, das 08h às 12h, e depois retomando das 14h às 18h.

Estamos tomando todas as medidas para que os testes sejam feitos de forma organizada, sem aglomeração, com distanciamento social. Haverá álcool em gel em diversos totens e todos devem usar máscaras de proteção”, afirmou o prefeito.  

Também serão disponibilizados kits com o medicamento ivermectina e polivitamínico (vitamina C + zinco), que auxiliam na melhora da imunidade.  

Casos em Peixe

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Peixe tem 10 casos confirmados de covid-19 e 1 óbito. 

Cronograma de testes 

22 a 24/07 – Profissional da Saúde e Segurança Pública;

27 e 28/07 – Obesos e Tabagistas

29/07 a 04/08 – Idosos com mais de 60 anos

05/08 a 11/08 – Hipertensos, Diabéticos e portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Peixe fica no sul do Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.