Acordo com MPTO

Prefeito assina compromisso de lançar concurso com 150 vagas no norte do Tocantins

Haverá vagas para educação, saúde, administração e assistência social.

Por Redação 3.025
Comentários (0)

30/09/2021 08h15 - Atualizado há 2 anos
Cidade de Palmeirante do Tocantins

O município de Palmeirante, no norte do Tocantins, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Tocantins, nesta quarta-feira (29), comprometendo-se a realizar concurso para preenchimento de cargos na prefeitura.

Assinaram o documento o promotor de Justiça Caleb Melo e o prefeito de Palmeirante, Raimundo Brandão dos Santos (PTB). 

As cláusulas preveem que a prefeitura terá que promover concurso público até o final de 2022 e dar posse aos candidatos aprovados até fevereiro de 2023. A publicação do edital deve ocorrer até abril de 2022. 

Deverão ser ofertadas, no mínimo, 100 vagas para preenchimento imediato nas áreas de educação, saúde, administração e assistência social. O certame deve contemplar ainda 50 vagas para cadastro reserva.

Com o TAC, o município fica obrigado a contratar somente servidores aprovados no concurso e a realizar a  contratação de profissionais por tempo indeterminado somente em caráter excepcional. Neste caso, poderá ser promovido um processo seletivo simplificado com prazo máximo de seis meses, sendo possível apenas uma prorrogação, devidamente justificada.

Atualmente, a prefeitura mantém em seu quadro de funcionários cerca de 280 pessoas vinculadas ao município sem concurso público. São servidores contratados e comissionados para fins de prestação de serviços. 

O Ministério Público também constatou que dentre os contratos temporários ou mantidos em comissão, muitos deles abrangem cargos permanentes, sem os requisitos de excepcionalidade e temporariedade exigidos pela Constituição Federal para contratação por prazo determinado. “São cargos que deveriam ser providos mediante a realização de concurso público”, cita o MPTO.

Ainda de acordo com o Ministério Público, existe uma “desproporcionalidade” entre servidores efetivos e funcionários com vínculo contratual ou em comissão.

Município tem cerca de 280 servidores sem concurso

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.