Governo federal

Professora tocantinense deve assumir secretaria no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Germana Pires deve assumir área voltada à inclusão produtiva e redução de desigualdades

Por Auro Giuliano I AF Notícias
Comentários (0)

15/04/2026 08h15 - Atualizado há 4 semanas
Germana deve assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Notícias do Tocantins - A urbanista e professora universitária Germana Pires foi convidada a integrar a equipe do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, onde deve assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. O movimento ocorre em meio ao esforço do governo federal para ampliar políticas públicas voltadas à inovação com foco em inclusão produtiva e redução de desigualdades regionais.

Com trajetória consolidada nas áreas de planejamento urbano e desenvolvimento territorial, Germana construiu carreira acadêmica e técnica voltada à organização das cidades, à sustentabilidade e à estruturação de políticas públicas. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atua principalmente em temas como gestão do território, planos diretores e infraestrutura urbana.

Além da atuação acadêmica, acumula experiência na gestão pública, tendo ocupado cargos estratégicos em Palmas, como secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, de Planejamento e presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente. Também foi secretária executiva de Educação e presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins.

O convite para integrar o ministério ocorre em um contexto de valorização de perfis técnicos com experiência em regiões fora dos grandes centros. A expectativa é de que sua atuação contribua para aproximar políticas de ciência e tecnologia das demandas reais dos territórios, especialmente em estados com dinâmicas de crescimento recente e desafios estruturais.

Pesquisadora vinculada ao Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ), Germana também participa de iniciativas voltadas à realização de conferências das cidades, com foco em planejamento participativo e desenvolvimento urbano sustentável. Atualmente, é doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.