<span style="font-size:14px;">Elaborar estratégias para tornar dinâmicas as aulas de Matemática nas escolas públicas. Este é objetivo da capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) até a próxima quarta-feira, 24, na capital.<br /> <br /> Participam do curso cerca de 30 educadores escolares da Diretoria Regional de Gestão e Formação de Palmas. De acordo com a orientadora de estudos da Seduc, Carmem Lúcia Sousa Santos, cada módulo da capacitação é direcionado a uma matéria específica. Neste momento, a intenção é debater com os professores sobre a prática do ensino de Matemática, com a inserção de metodologias criativas para tornar as aulas mais dinâmicas e que os alunos aprendam o conteúdo básico.<br /> <br /> “O importante é trabalhar a Matemática de forma interdisciplinar, aqui na capacitação estamos com professores de Artes das escolas de tempo integral, com docentes das escolas rurais e urbanas e, juntos, iremos trabalhar para a melhoria do ensino”, frisou Carmem Lúcia.<br /> <br /> O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até oito anos de idade, ao final da 3ª série do ensino fundamental.<br /> <br /> <u><strong>Criatividade aflorada</strong></u><br /> <br /> Ozimiro Mendes Morais, professor da Escola Estadual Rural de Tempo Integral Girassol Entre Rios, no distrito de Buritirana, leciona nas turmas de séries iniciais. Segundo ele, o encontro está permitindo aprender novas formas de abordar os conteúdos de Matemática com os alunos. “Temos muitas formas de trabalhar os números utilizando materiais novos, aqui aprendi a utilizar uma fazendinha para ensinar Matemática”, ressaltou.<br /> <br /> A professora Camila Amaral de Sousa leciona em duas escolas na cidade de Novo Acordo. Trabalhando as matérias de Artes e Sociologia com alunos da 3ª série do Colégio Estadual Dom Pedro I e estudantes do ensino médio na Escola Estadual Pedro Macedo, a educadora também está aprendendo novas maneiras de inserir o conteúdo da Matemática em sala de aula. “Achei interessante a metodologia que estamos aprendendo aqui, é diferente, inovadora, nos faz sair da rotina de trabalhos e nos ajuda a construir novos materiais pedagógicos”, frisou.<br /> <br /> O encontro segue até esta quarta-feira, 24, na Faculdade Católica do Tocantins.</span>