Qualificação

Programa deve ofertar 1.425 vagas em cursos e capacitações na área do turismo no Tocantins

Iniciativa levará ações de educação profissional para o segmento de turismo em 11 municípios.

Por Redação
Comentários (0)

12/12/2022 15h57 - Atualizado há 1 ano
Lançamento do programa

O Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, participou do lançamento do programa Superação: Turismo e Hospitalidade, em Palmas, na manhã da última terça-feira (06).

A iniciativa visa levar ações de educação profissional para o segmento de turismo e hospitalidade em 11 municípios da região de Palmas, Jalapão e das Serras Gerais, gerando impactos positivos em cerca de 300 mil moradores dos principais municípios indutores do turismo. 

Fomentado pelo Governo do Tocantins, o programa propõe a oferta de 1.425 vagas em cursos e programas de capacitação para pessoas que atuam no segmento do receptivo turístico e para pessoas que desejam atuar também como empregados ou prestadores de serviços em empresas do receptivo turístico no período de 2022/2023.

O programa será desenvolvido pelo Senac Tocantins, fomentado pelo Governo do Estado, através da Sics, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico – FDE/TO, e atuação convergente com a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado (Sectur).

Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur), Marcelo Perim, a parceria da Fecomércio com o Governo é de suma importância, porque mostra a valorização do segmento do turismo pelo estado, e o reflexo disso é visto através da aplicação de recursos financeiros e disponibilização de mão de obra para capacitação.

“Informação e qualificação são primordiais para o atendimento do turismo. O turista se desloca para algum lugar para ter conforto, ter o prazer em presenciar um lugar diferente e praticar alguma atividade turística, e para que isso ocorra, a gente precisa ter profissionais qualificados. Nosso turismo é muito novo, a gente ainda está em formação, então esse programa vem na hora certa, no momento em que o turismo está se reestabelecendo pós pandemia, e o setor empresarial agradece a participação, promoção e convênio do governo com o empresariado”, explicou o presidente.         

O Secretário da Sectur, Hercy Aires Filho, comentou sobre a importância da qualificação de pessoas para o desenvolvimento do turismo. “A parceria da Sics junto com a Sectur, e a parceria do Trade através da Fecomércio e Senac, mostra que é em torno desse conjunto de ações de forças que a gente constrói um ambiente melhor para o Tocantins. Contar com a expertise do Senac na área de qualificação profissional, usando o recurso do nosso Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico para qualificarmos o Trade turístico, é importante pois nosso receptivo tem que ter pessoas com conhecimento e formação profissional para que possamos receber bem os nossos turistas”, finalizou.

Na ocasião, o gestor da Sics comentou sobre o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), política de estado que visa estimular o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, com a criação de um ambiente favorável para os negócios, estruturado em oito pilares e dentre eles, o pilar da qualificação profissional.

“O Governo do Tocantins trabalha fortemente na construção de um ecossistema empresarial atrativo para que possamos ser mais assertivos no processo de impulsionamento econômico. A qualificação da mão de obra é um dos pilares estruturantes do PICS e é por isso que estamos aqui hoje lançando o Projeto Superação: Turismo e Hospitalidade, junto com o Senac, com o intuito de promover ações de qualificação profissional para as pessoas que já atuam ou desejam atuar no segmento do turismo no nosso estado, com a certeza de que essa capacitação do receptivo turístico resulte em um maior fluxo de turistas nas regiões e consequentemente, o fomento da economia local”, finalizou o gestor.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.