<span style="font-size:14px;">Criada com a intenção de estimular o hábito da leitura entre os estudantes, a Olimpíada da Leitura foi implantada na Escola Estadual Santa Fé, em Palmas, no ano de 2013.<br /> <br /> O projeto, coordenado pela professora Meirivone de Oliveira Negre Tavares, já vinha sendo desenvolvido durante o ano letivo com as turmas do 2º e 5º anos, mas com o sucesso entre os estudantes, em 2014 foi estendido também para as turmas do 6º ano.<br /> <br /> De acordo com a professora que coordena o projeto, a extensão foi pensada para manter os alunos que queriam permanecer na Olimpíada da Leitura. <em>“Como no ano passado eles gostaram muito de participar, quem foi para o 6º ano não quis ficar de fora. Então resolvemos ampliar para que eles pudessem continuar no projeto</em>”, contou.<br /> <br /> O projeto tem como objetivo contribuir para a formação de leitores assíduos desenvolvendo ainda a escrita e a capacidade de interpretação.<br /> <br /> De acordo com a idealizadora da Olimpíada da Leitura, os alunos levam os livros para casa e em sala são realizadas atividades como produção de textos sobre o tema, fichas de leitura, dentre outras.<br /> <br /> A escola estipulou a meta anual de 40 livros por aluno com títulos selecionados de acordo com a série e idade dos leitores. Para vencer a Olimpíada os estudantes precisam ler em média de três a quatro livros por mês, mas segundo a coordenadora, eles vão além deste número. <em>“Há os que leem mais, outros que não conseguem atingir a meta, e tem muitos que não se contentam só com os livros que indicamos para os projetos e vão em busca de outros livros. Isso nos deixa muito felizes, pois prova que o incentivo está dando certo</em>”, relatou Marivone.<br /> <br /> <u><strong>Leitores assíduos</strong></u><br /> <br /> Ingrid Moreira da Silva ficou entre os alunos que mais leram na escola em 2013. Ela conta que além de despertar o interesse pelos diversos gêneros literários, o projeto auxiliou também no rendimento escolar.<em> “Em português mesmo eu melhorei muito. Na hora de escrever melhor, de ter um bom vocabulário e para saber me expressar. Foi muito bom”</em>, conta a estudante que já leu 24 títulos só neste ano.<br /> <br /> Foi o incentivo da escola que despertou em Pedro Ângelo Espírito Santo Silva, de 10 anos, o gosto pela leitura. O aluno do 6º ano está entre os que não se satisfazem somente com os títulos da biblioteca.<em> “Antes eu já gostava de ler, mas não pegava muitos livros, aí vi os colegas toda hora na biblioteca, lendo no recreio, levando pra casa e me motivei também. Agora estou lendo A Batalha do Apocalipse, um livro que tem mais de 500 páginas. Não é do projeto, mas também é muito legal. Em dias que minha avó até briga, porque saio correndo depois da janta pra pegar o livro”</em>, frisou entusiasmado.<br /> <br /> <u><strong>Noite do Pijama</strong></u><br /> <br /> Em 2013, para a culminância do projeto de leitura, a escola planejou a Noite do Pijama, uma noite com programação especial para os maiores leitores do ano. <em>“Teve brincadeiras muito legais, desfile com as roupas dos personagens dos livros, cinema e prêmios. Foi tão bom que ninguém queria dormir”</em>, conta Geovanna Rodrigues de Sousa, aluna do 3º ano.<br /> <br /> Para este ano, a unidade de ensino pretende repetir o evento de enceramento como incentivo aos jovens leitores, conforme a professora Marivone.<em> “A programação vai ser ainda mais interessante e eles estão empolgados para conseguir alcançar a meta e não ficar de fora da Noite do Pijama. Tem dias que mal consigo atender tantos alunos querendo livros. Esta foi uma forma que encontramos de premiá-los pelo esforço que fizeram durante o ano e que trouxe tantos benefícios para nossos alunos leitores”</em>, completou.</span>