No Tocantins

Projeto de irrigação construído em 1979 será revitalizado com R$ 30 milhões, anuncia governo

Na época da construção, o Tocantins ainda pertencia ao Estado de Goiás.

Por Redação 857
Comentários (0)

11/12/2021 14h20 - Atualizado há 2 anos
Revitalização ocorrerá através de convênio com a Codevasf

O governador Wanderlei Barbosa, anunciou neste sábado (11), o convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no valor de R$ 30 milhões para revitalização do Projeto Rio Formoso.

Os recursos são frutos de parceria com a bancada federal e vai permitir realizar inicialmente a revitalização da Barragem Taboca.

O anúncio foi feito durante reunião com o prefeito Heno Rodrigues e representantes do setor produtivo e entidades de classe em Formoso do Araguaia.

Além das barragens, também será revitalizada uma área de pesquisa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) próxima à Barragem Taboca. O projeto abrange uma área irrigável de cerca de 28 mil hectares, situado na região sudoeste do Estado.

O chefe do Executivo destacou que o Projeto Rio Formoso constitui um dos maiores do país e a sua revitalização é vital para recuperar a capacidade produtiva. Wanderlei Barbosa também assegurou que as contrapartidas do Estado estão garantidas para realizar as obras no menor período possível.

"O setor produtivo tocantinense cresce de forma extraordinária e temos de dedicar um olhar diferenciado para a infraestrutura viária", comentou o governador, citando o projeto de federalização de várias rodovias, que teoricamente são de responsabilidade do Governo Federal.

O titular da pasta da Infraestrutura, Jairo Mariano, assegurou que essas obras serão realizadas até o primeiro semestre do próximo ano. "Estamos fazendo o possível para iniciarmos essas obras da primeira etapa e os recursos estão garantidos", frisou.

Para o prefeito de FormoSO do Araguaia, Heno Rodrigues, a revitalização é uma obra que vai permitir ao município recuperar a capacidade de produção perdida em virtude da falta de manutenção das estruturas, além de promover seguranças para os pequenos produtores próximos da área.

Essa recuperação vai dar segurança aos moradores dos assentamentos que margeiam o lago e, também, vai permitir o aquecimento da economia, gerar empregos e promover o desenvolvimento”, disse.

A revitalização do Rio Formoso será dividida em três etapas e abrange a recuperação dos diques das barragens Calumbi I e II e Taboca; recuperação da infraestrutura dos canais de adução e os coletores de drenagem; estações de bombeamento de drenagem; além da estrada de acesso ao longo das adutoras e coletores gerais.

Projeto

O Rio Formoso é o projeto mais antigo do Estado. Foi construído em 1979, quando o Tocantins ainda pertencia ao Estado de Goiás. O projeto utiliza sistemas de irrigação do tipo inundação para cultivo de arroz irrigado no período chuvoso, e subirrigação para soja (produção de semente), milho, feijão e melancia no período seco.

Depois de tantos anos de implantação, a infraestrutura do projeto se deteriorou e agora precisa passar por obras de revitalização para garantir seu pleno funcionamento.

A partir da revitalização, a expectativa é de que os produtores consigam colher mais safras anuais, tanto no período chuvoso quanto no período seco.

As informações são do Governo do Tocantins.

Wanderlei destacou que revitalização é vital para recuperar a capacidade produtiva

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.