Pela proposta, os absorventes ficarão expostos à disposição das mulheres.
Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Tocantins um projeto de lei que prevê a distribuição de absorventes higiênicos às mulheres em espaços públicos no âmbito do Estado do Tocantins. O autor é o deputado de Araguaína Olyntho Neto (PSDB).
Segundo ele, o objetivo é atender mulheres de baixa renda que têm dificuldades ou nenhum acesso ao absorvente descartável, e muitas vezes por falta desses recursos ficam constrangidas de comparecer em departamentos públicos, é a chamada “pobreza menstrual”.
A proposta ressalta que muitas mulheres vivem em situação de vulnerabilidade e não têm condições financeiras para comprar absorvente todos os meses. Já tramita na Assembleia projetos semelhantes abrangendo a distribuição em escolas públicas, postos de saúde, presídios e moradoras de rua.
"A nossa proposta é abranger todas as mulheres que necessitarem do absorvente gratuito. Estarão expostos em espaços públicos. Pois, o uso de materiais inadequados como jornal, papel higiênico ou tecidos e ainda a troca infrequente dos absorventes, por motivo de economia, podem trazer riscos para a saúde como infecções", diz o deputado no projeto.