União partidária

PT, PCdoB e PV formam federação, mas só aceitam 1 deputado de mandato por sigla

Cada partido terá apenas um deputado de mandato.

Por Redação 1.465
Comentários (0)

16/03/2022 11h03 - Atualizado há 2 anos
Ivory de Lira (PCdoB), Cláudia Lelis (PV) e Zé Roberto (PT)

A primeira união partidária, com o intuito de concretizar a federação entre os partidos PT (Partido dos Trabalhadores), PCdoB (Partido Comunista da Brasil) e PV (Partido Verde) foi formalizada nesta terça-feira (15), em nível estadual, durante reunião entre os presidentes as três agremiações no Tocantins: deputados Ivory de Lira, José Roberto Lula e Cláudia Lelis.

Na ocasião, ficou determinado que a chapa proporcional do Legislativo Estadual será limitada a um deputado de mandato por sigla. A decisão tem por princípio fortalecer e ampliar o número de cadeiras das siglas PT, PCdoB e PV.

Atualmente, o PT e PV têm dois deputados cada. Zé Roberto e Amália Santana, ambos do PT, e Cláudia Lelis e Issam Saado, pelo PV. Pelas regras da federação, dois desses deputados terão que mudar de partido.

Outro objetivo alegado pelos presidentes dos três partidos é a garantia da representatividade no Parlamento Estadual, por meio dos deputados militantes, que estão com seus mandatos em curso e já possuem filiação nas referidas siglas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.