O Governo do Estado já requisitou leitos de UTI na rede particular.
O Tocantins atingiu, neste domingo (31/05), a marca dos 4.176 casos de Covid-19, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Destes, 1.334 pacientes já estão recuperados da infecção, 109 estão internados, 2.769 em isolamento domiciliar e 73 óbitos.
ALERTA
A grande preocupação é com o aumento do número de pacientes internados em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s Covid).
Conforme o boletim deste domingo, há 48 pacientes em leitos de UTI na rede pública do Estado – ocupação de 88,8% do total disponível para tratamento da covid-19. Outros 21 pacientes estão internados em UTI’s da rede privada.
REDE PÚBLICA
O Relatório de Enfrentamento à Covid-19 da Secretaria da Saúde aponta que o Estado dispõe de 139 leitos clínicos e 54 de UTI Covid na rede pública de saúde, além de 9 leitos para estabilização em casos de urgência e emergência.
REDE PRIVADA
Para evitar o colapso na rede de saúde, o Governo do Estado já requisitou junto aos hospitais da rede particular 70% dos leitos de UTI.
Com essa medida, o Estado passou a contar com mais 67 leitos de UTI, sendo 53 adultos, 3 pediátricos e 11 neonatais, distribuídos em Palmas, Araguaína e Gurupi.
Esses leitos apenas serão utilizados quando a capacidade de atendimento na rede pública estiver esgotada.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ainda que a área técnica da pasta está trabalhando para aumentar a oferta de leitos de UTI para o atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19 em todo Estado uma vez que 94% da população do Tocantins é atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
VEJA TAMBÉM
+ Veja em quais hospitais particulares estão os 67 leitos de UTI requisitados pelo Tocantins