No dia 08

Rodada de negócios em Araguaína debaterá utilização comercial da Ferrovia Norte-Sul

O objetivo da Valec é apoiar o desenvolvimento da cidade.

Por Redação 790
Comentários (0)

03/06/2022 14h45 - Atualizado há 2 anos
Trecho da Ferrovia Norte-Sul

Araguaína terá uma rodada de negócios para utilização comercial da Ferrovia Norte-Sul. Promovido pela Prefeitura e a empresa pública Valec, o evento Cidade-Ferrovia reunirá empresários para interação e palestras sobre logística, no dia 8 junho, das 8 às 13 horas, no auditório da Fieto.

O prefeito Wagner Rodrigues esteve no Porto de Itaqui, em São Luís, capital do Maranhão, nessa quarta-feira, 1º de junho, participando do mesmo evento e conheceu a estrutura portuária, junto com o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Helter Dantas.

“Podemos alavancar ainda mais a economia, aumentando os empregos e gerando renda. Notamos que a estrutura do porto pode ser mais utilizada e o Tocantins foi muito comentado pelos empresários”, disse o secretário. 

Na última semana, Wagner participou de uma reunião com autoridades do Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em São Paulo, em que o Tocantins foi novamente citado.

“Tratamos de cidades inteligentes e um dos assuntos discutidos foi a necessidade de grãos dos países. Eles querem comida e teremos muitos empresários da agricultura, de vários países, de olho nessa melhoria e facilidade no transporte”, afirmou o prefeito.  

Evento em Araguaína será no dia 08 de junho
 
Objetivo público

O objetivo da Valec é apoiar o desenvolvimento de serviços para utilização das áreas, como a existente em Araguaína, que fica próxima ao trevo da TO-222 com Babaçulândia. O local pode ser utilizado para construção de pátios para o transporte de grandes volumes por grandes distâncias, com conexão com outros pátios ao longo da linha, que tem saída mais próxima para o oceano pelo Porto de Itaqui.

“A Valec apenas construía as ferrovias. Agora, estruturamos produtos e serviços, e com a abertura das autorizações ferroviárias e o Programa Terminais Inteligentes iremos conceder por meio de leilão para quem tiver interesse em utilizar a ferrovia”, explicou a gerente de negócios da empresa, Thais Lordelo.

Novos negócios

O evento contará com palestras de gestores na área de logística para explicar sobre as possíveis utilizações das áreas e ferrovias. “Mais do que apresentar, vamos aplicar pesquisa e formulário para ajudar no projeto de negócios, e também ser um elo entre os empresários, concessionárias e os portos”, contou Thais.

Estão confirmadas as palestras do superintendente da Valec, Danilo Miranda; do CEO da Inova, Louro Martins; e representantes da Nova Agre, Porto de Itaqui e Prefeitura de Araguaína.

A presença pode ser confirmada pelo telefone (61) 2029-6444 ou pelo e-mail emailpotioseterminais@valec.gov.br, enviando nome, empresa e telefone.

Podemos alavancar ainda mais a economia, disse o secretário Helter Dantas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.