Talismã

Shows, missa, culto e inauguração de obras marcam aniversário de 25 anos de Talismã

Festa ocorreu de 26 a 28 de maio.

Por Redação
Comentários (0)

30/05/2022 14h53 - Atualizado há 1 ano
Autoridades prestigiam 25 anos de Talismã

O município de Talismã, situado no sul do Tocantins, comemorou 25 anos de emancipação política durante os dias 26 a 28 de maio. 

A prefeitura organizou festa com programação repleta de atividades e atrações musicais, prestigiada por autoridades das esferas federal e estadual, além de dezenas de prefeitos das mais diversas regiões do estado.

Inauguração e homenagem 

As festividades se iniciaram no dia 26, com a realização de alvorada no começo da manhã, para despertar a comunidade para o início da festa. Em seguida, a Prefeitura de Talismã inaugurou a ampliação e reforma do campo de futebol do município, batizado de José Augusto Inácio de Paula, o “Gugu”, comunicador e divulgador esportista de Talismã e região, vítima da Covid-19 aos 33 anos.

'Simbora Talismã'

Ainda houve a visitação de obras que estão sendo realizadas no município por meio do programa 'Simbora Talismã', que investe R$ 10 milhões em projetos estruturantes. Obras como o portal de entrada da cidade, asfaltos e recapeamentos foram visitadas, inclusive as obras de ampliação e pavimentação da Avenida Rio Araguaia, executada por meio de convênio com o Governo do Estado, dentro do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Renda.

A prefeitura ainda entregou à comunidade uma van para transporte de pacientes, três tratores para agricultura e infraestrutura, além de caminhão de lixo e veículo de troca de lâmpadas.

“Nossa comunidade estava ansiosa para festejar as conquistas do município, principalmente após a pandemia, que permitiu o retorno dos eventos. Promovemos atividades e atrações culturais para que a população e visitantes pudessem celebrar conosco o desenvolvimento de Talismã. Quero agradecer a toda a população e autoridades pela presença e participação efetiva em nossa festa”, disse o prefeito de Talismã, Diogo Borges, que preside a Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Ainda durante a festa, a prefeitura promoveu missa e cultos religiosos, com a pregação do pastor e deputado federal Eli Borges, e show com o cantor Matos Nascimento.

Para embalar a festa, a Prefeitura de Talismã trouxe o piseiro de Pedro Valoura e a música romântica do cantor Léo Magalhães, que cantou grandes sucessos de sua carreira. Por fim, o agito final ficou por conta do DJ Bonfim.

Histórico

O início de sua povoação teve origem a partir de 1960 com a construção da rodovia Belém-Brasília, BR-153 com a chegada dos pioneiros Beijamin Fiori, Raimundo Souza Costa e Terezinha Maria Costa.

Com o movimento da construção da rodovia Belém-Brasília, Raimundo, que era proprietário de terras, doou um terreno para que os moradores construíssem uma escola para as crianças, em que Eva Maria dos Santos, irmã de Terezinha Costa, foi a primeira professora. A escola Vieira e José do Carmo Pacheco, que utilizaram adobe e cobriram-na com telhas de cerâmica, funcionava onde hoje se encontra o Salão Paroquial.

Logo, Raimundo abriu uma pequena casa comercial. Pouco tempo depois vieram Guilherme Gomes de Melo, José do Carmo Pacheco, Pedro Marques Ribeiro, Sabino Gomes de Melo e outros.

Em 1965, o Padre Juraci Cavalcante rezou a primeira missa no povoado.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Talismã, pela Lei Estadual nº 681, de 26-05-1994, desmembrado dos municípios de Alvorada e Peixe.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.