Tocantins

Sindicato pede jornada de 6h para servidores no Tocantins em razão do novo coronavírus

Além da redução, Sisepe pediu disponibilização de máscara e álcool em gel.

Por Redação 1.090
Comentários (0)

13/03/2020 18h10 - Atualizado há 4 anos
Servidores públicos

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, o Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe) requereu que o governador Mauro Carlesse decrete a redução da jornada de trabalho de 8 horas para 6 horas de modo emergencial.

Para o grupo de maior risco (lactantes, grávidas, idosos, portadores de doenças graves), o sindicato sugeriu redução para 4 horas mediante laudo médico. O Sisepe ainda solicitou o fornecimento de máscaras a todos os servidores públicos e a disponibilização de álcool em gel (70%) em todos os órgãos estaduais e departamentos.

É necessário que a gestão tome providências em caráter de urgência para evitar ou minimizar no máximo a exposição dos servidores públicos ao contato com possíveis transmissores. Medida essa que evitará a propagação do vírus e sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o presidente do sindicato, Cleiton Pinheiro.

Jornada de 6 horas

O sindicato argumentou que a jornada de 6 horas melhora significativamente as condições de trabalho no serviço público, além da redução dos gastos.

Citou também que a jornada reduzida está prevista na Lei 1.818/2007, além do artigo 196 da Constituição Federal de 1988 dispor sobre a responsabilidade do Estado em garantir o direito à saúde, inclusive com medidas que visam a redução de riscos de doenças e de outros agravos.

Para o presidente do Sisepe, a jornada de 6 horas não afeta a prestação dos serviços públicos à sociedade.

Aguardamos que o governador Mauro Carlesse adote uma medida sensata para mantermos o Tocantins sem a propagação do coronavírus, principalmente, tendo em vista que a saúde pública já está bastante precária. É necessário que as medidas sejam adotadas de modo emergencial, por isso solicitamos uma resposta ao governador em 24 horas”, destacou Cleiton Pinheiro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.