Exposição

Siqueira Campos relembra fatos que marcaram criação do Tocantins: 'saudade imensa'

A exposição estará aberta ao público com entrada gratuita no Memorial Coluna Prestes, em Palmas, até o dia 19 de junho.

Por Redação 1.844
Comentários (0)

22/04/2019 10h49 - Atualizado há 5 anos
Siqueira Campos na exposição

O ex-governador Siqueira Campos, 92 anos, visitou a exposição que o homenageia com o título Do Cententrião Goiano ao Tocantins.

Acompanhado da esposa, Marilúcia, Siqueira observou cada um dos painéis relembrando a história e destacando nomes, datas e lugares numa demonstração de memória admirável.

A exposição estará aberta ao público com entrada gratuita no Memorial Coluna Prestes, em Palmas, até o dia 19 de junho.

Ao passar pelo painel que mostra a imagem do plenário da Câmara Federal numa sessão da Assembleia Nacional Constituinte em que foi aprovada a Constituição de 1988 e Siqueira, de braços erguidos brada “nós conseguimos, senhor presidente, nós conseguimos!”, se referindo ao presidente do Congresso na época, Ulisses Guimarães, Siqueira repetiu o gesto cheio de vigor e emoção.

Aqui eu estou sendo sacudido pelas melhores lembranças com uma saudade imensa de tudo que aconteceu, de tudo que eu participei. E quando meus olhos batem nessa cidade, nessa realização, no meu sentimento de ter construído Palmas, construído o Tocantins com o seu nobre povo”, declarou Siqueira Campos ao final da visita.

Palestra

Na noite desta segunda-feira (22) acontecerá no auditório do Memorial da Coluna Prestes uma palestra do jurista, ex-deputado federal, membro da Academia Tocantinense de Letras e primeiro vice- governador do Tocantins, Darci Martins Coelho. Ele fará uma explanação sobre a luta histórica pela libertação e divisão do norte goiano.

Darci Coelho criou, em 1987, o Comitê Pró-Criação do Estado do Tocantins que colheu mais 80 mil assinaturas em defesa da emenda popular encaminhada à Assembleia Nacional Constituinte propondo a criação do novo Estado.

Ex-governador Siqueira Campos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.