Nova subestação

Sistema elétrico de Palmas terá aporte de R$ 80 milhões para suportar crescimento da cidade

Capital tocantinense é a terceira que mais cresce no país.

Por Redação
Comentários (0)

27/04/2026 11h30 - Atualizado há 1 mês
Construção da Subestação Palmas V

Notícias de Palmas - A capital Palmas está prestes a dar um novo passo para sustentar seu ritmo de crescimento. A construção da Subestação Palmas V, aliada à ampliação da Subestação Palmas IV e à interligação entre as duas estruturas, amplia a capacidade e a segurança do fornecimento de energia na Capital, especialmente nas regiões sul e leste, áreas que concentram expansão urbana e novos empreendimentos.

As obras fazem parte de um pacote de investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões destinados exclusivamente a Palmas dentro do plano maior da Energisa para 2026, que prevê R$ 729 milhões em todo o Tocantins para modernização e fortalecimento do sistema elétrico.

O avanço da infraestrutura não apenas acompanha, mas se antecipa ao ritmo de crescimento da Capital. Dados do IBGE mostram que Palmas chegou a 328 mil habitantes em 2025, com alta de 1,51% em relação ao ano anterior, o terceiro maior crescimento entre as capitais brasileiras. Em um Estado onde a maioria dos municípios tem pequeno porte, a Capital se consolida como principal polo urbano, ampliando a demanda por energia e serviços essenciais.

Com a nova subestação, a expectativa é antecipar a expansão da demanda energética e viabilizar o crescimento da cidade de forma estruturada, criando condições mais favoráveis para a instalação de novos empreendimentos e projetos habitacionais. O reforço na infraestrutura elétrica contribui diretamente para impulsionar a geração de empregos, renda e a melhoria da qualidade de vida da população.

“O sistema elétrico precisa crescer à frente da cidade. A Subestação Palmas V é um investimento estratégico porque antecipa a demanda e cria uma base sólida para a instalação de novos empreendimentos, além de dar mais segurança para quem já vive e investe em Palmas”, afirma o diretor técnico comercial da Energisa Tocantins, Alberto Cunha.

Além de ampliar a capacidade de atendimento, a interligação entre as subestações traz ganhos operacionais importantes. Na prática, isso significa mais agilidade em situações de manutenção ou ocorrências na rede, reduzindo o impacto de eventuais interrupções para a população.

“Com a interligação, conseguimos fazer manobras mais rápidas e inteligentes no sistema, o que reduz o tempo de restabelecimento em casos de interrupção. Isso representa um avanço significativo na qualidade do serviço, porque diminui os impactos para o cliente”, explica o gerente do departamento de manutenção da Energisa Tocantins, Raphael Santos Silva.

A iniciativa posiciona a infraestrutura elétrica como habilitadora do desenvolvimento de Palmas, preparando a cidade para os próximos anos com uma rede mais robusta, flexível e alinhada aos padrões mais modernos de distribuição de energia no país.

A interligação entre as subestações deve trazer ganhos operacionais importantes.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.