115 vagas

Teste físico rigoroso do concurso dos bombeiros entra pela noite; resultado sai dia 20

Mais de 300 candidatos passaram pelos locais de provas no sábado e domingo.

Por Redação 2.069
Comentários (0)

09/08/2021 17h06 - Atualizado há 2 anos
Estrutura montada na pista de atletismo da UFT

O final de semana foi de muito esforço para os 345 candidatos que disputam as 115 vagas dos cargos de cadete e soldado 2ª classe do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).

Nos dois dias, todos passaram pelo Teste de Aptidão Física (TAF) em seis modalidades diferentes. Quem conseguiu o índice, segue para a próxima etapa, a avaliação psicológica.

As provas ocorreram durante todo o dia de sábado (7) e do domingo (8) na pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a maioria das atividades previstas no edital, e no Colégio Militar executou-se a natação. No domingo, as provas foram realizadas apenas na UFT.

No geral, os candidatos tiveram que apresentar boas condições para execução de equilíbrio dinâmico, flexão de braço em barra fixa, abdominal, flexão de braço em solo e corrida. Como eram 345 concorrentes, os trabalhos entraram pelas duas noites.

Teste físico rigoroso

Durante os dois dias, oficiais do CBMTO acompanharam de perto a execução das provas. O coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, presidente da comissão de concurso, esteve nos locais dos testes e aproveitou para desejar boa sorte aos candidatos. “É mais uma etapa executada com êxito”, afirmou o coronel.

Farias destacou, contudo, que “esta é uma etapa necessária para que a gente possa ter um padrão mínimo. Sabemos que uma excelente condição física só é conseguida com o tempo, porém precisamos, inicialmente, que o ingresso tenha, no mínimo, um condicionamento que consigamos trabalhar e melhorar durante o período de formação, e é essa a condição mínima que o TAF pontua”, relatou.

Sobre as provas executadas, o coronel afirmou que “em específico ao equilíbrio dinâmico, que ele [o candidato] não tenha fobia a uma das atividades de bombeiro militar, que é a altura, como também a condição do trabalho na água, que ele tenha condição mínima de nadar. Não dá para pegar uma pessoa e ensiná-la a nadar, então ela tem que ter o padrão mínimo”.

Para que os candidatos pudessem executar as atividades normalmente no período noturno, os organizadores do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) instalaram luminárias ao redor da pista de atletismo.

O major Nilton Rodrigues, diretor de Ensino e Pesquisa do CBMTO e membro da comissão de concurso, pontuou que “foi possível selecionar os mais aptos fisicamente, uma vez que a função que vão exercer exige um condicionamento físico ideal”.

Boa parte dos candidatos a gente viu que estava em boas condições, bem preparada. Alguns, no entanto, parece que não se atentaram muito às regras do edital e não se prepararam, não conseguiram êxito nessas provas”, completou.

O resultado do TAF será publicado no dia 20 de agosto. E no dia 13 de setembro será o teste psicológico. “Todos que obtiverem aptidão física serão automaticamente convocados para o exame psicológico”, disse o major.

Prova de natação
Estrutura montada na pista de atletismo da UFT
Candidato é observado por fiscal durante prova de natação
Coronel Farias acompanhou parte das provas do TAF

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.