Problema vem sendo detectado não só em Araguaína, mas em outras cidades do Tocantins.
Notícias do Tocantins - Quando há alguma emergência, seja para socorrer uma vítima de vítima ou reprimir a ocorrência de crimes, a população liga imediatamente nos telefones mais conhecidos: 190, da Polícia Militar, o 192 do SAMU e agora em Araguaína, o 153 da Guarda Municipal (GMA).
Porém, nos últimos meses, tanto os moradores de Araguaína quanto de outras cidades do Tocantins, a exemplo de Paraíso, perceberam que esses telefones de emergência estão constantemente fora do ar.
Quase sempre, as prefeituras e órgãos competentes divulgam comunicados à imprensa e à população informando sobre a inoperância dos telefones de emergência, e disponibilizando um número alternativo, como medida paliativa.
Para entender o problema e prestar os devidos esclarecimentos à população, o AF Notícias solicitou informações para a Polícia Militar, via Governo do Estado, e Prefeitura de Araguaína. A explicação é que o problema seria com a operadora responsável pela prestação do serviço, a Oi.
Transição do sistema de telefonia
Em nota, a Polícia Militar informou que está em curso a transição do sistema de telefonia [que atualmente é analógico e cabeado], para uma nova plataforma digital, através de fibra óptica.
“Essa migração está sendo realizada pela própria operadora que fornece os serviços não só para PMTO, mas para todos os cidadãos em boa parte do país, sendo um trabalho interno da empresa de telefonia, que está sendo acompanhado por técnicos da Instituição”, explicou a instituição.
“Esse processo de transição ocorre em etapas. Por esse motivo, é possível que ocorram falhas ou instabilidades momentâneas no sistema de atendimento da Polícia Militar, bem como de outras instituições públicas e privadas”, destacou a PM.
Ainda segundo a Polícia Militar, todas as providências necessárias estão sendo tomadas para minimizar os transtornos e assegurar a continuidade do serviço. “Informamos que, durante as oscilações da linha 190, todas as Unidades da PMTO dispõe de telefones fixos e celulares à disposição da comunidade local para contato, em caso de emergência. Lembramos que estes números são divulgados amplamente nas redes sociais, comércio local e demais estabelecimentos”, completou a nota.
“A modernização e atualização dos serviços prestados pela corporação, incluindo mudança do sistema de telefonia analógico para o digital, faz parte do compromisso da Polícia Militar com a prestação de um serviço de excelência ao cidadão tocantinense. Essa modernização tem como objetivo melhorar ainda mais o serviço prestado à população, proporcionando maior rapidez, precisão e eficiência no atendimento às emergências”, ressaltou a corporação.
Resposta da Prefeitura de Araguaína
A Prefeitura de Araguaína informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Guarda Municipal de Araguaína (GMA) estão enfrentando problemas técnicos com os números de emergência 192 e 153 há alguns meses.
“A responsabilidade pelo serviço de telefonia é da operadora Oi, uma concessão federal para operação de linhas fixas públicas que está fora da alçada do Município”, pontuou a prefeitura.
O município destacou que para não desassistir a população que precisa dos serviços do SAMU, a prefeitura disponibilizou o contato (63) 99973-9726 para acionamento do serviço. Já para acionar a GMA, o número alternativo é o (63) 9 9955-4943.
“Diante deste cenário, a Prefeitura de Araguaína já notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que a situação seja resolvida com a maior brevidade possível”, informou a prefeitura.
Disse ainda que há, também, uma reunião prevista entre representantes da prefeitura, Anatel e Oi para buscar uma solução definitiva para o problema.