Isolamento Social

Tocantins é o estado mais relaxado em isolamento social contra o coronavírus, aponta ranking

Vários municípios flexibilizaram os decretos para enfrentamento à pandemia.

Por Redação 12.635
Comentários (0)

03/04/2020 09h15 - Atualizado há 4 anos
Tocantins ficou em último lugar no levantamento do Índice de Isolamento Social

O Índice de Isolamento Social, divulgado pela revista Exame nessa quarta-feira (1°), aponta o Estado do Tocantins na última posição do ranking nacional.

O levantamento foi feito pela empresa In Loco a pedido da revista e aponta que mais da metade da população brasileira cumpre as regras de isolamento social devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Tecnologia

O levantamento foi realizado com base em uma tecnologia que analisa dados de mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil. A In Loco aplicou a tecnologia do Índice de Isolamento Social às capitais brasileiras, onde vivem cerca de 50 milhões de pessoas. A ferramenta permite mapear a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e medir quais apresentam maior distanciamento social.

Desenvolvida há menos de dez dias, a ferramenta é gratuita para os governos acessarem. Até agora, 20 estados já fecharam parceria com a empresa e estão começando a receber relatórios que trazem dados cartográficos e estatísticos, dos quais é possível inferir o percentual de pessoas que não se deslocaram do bairro onde moram.

Ranking

O último dado disponível, no dia 30 de março, mostra que Florianópolis é a capital que mais aderiu ao isolamento social, com 63% da população reclusa em casa. Na sequência aparecem Porto Alegre, Brasília e Recife, as três na faixa dos 60%.

Com base nos dados da startup, é possível notar que a adesão ao isolamento se intensificou a partir do dia 21 de março. Na data, o Brasil havia registrado mais de 1.000 casos de infectados. No mesmo dia, governadores passaram a divulgar medidas de restrição, como o fechamento do comércio e de atividades não essenciais.

Tocantins

Recentemente, vários municípios do Tocantins flexibilizaram os decretos municipais que tinham como objetivo conter a disseminação da covid-19, permitindo a reabertura do comércio. Isso pode ter influenciado no baixo índice de isolamento social registrado no Estado. Segundo a pesquisa, apenas 48% da população tocantinense permaneceu em casa, o pior índice registrado pela pesquisa.

Apesar disso, o Tocantins possui apenas 12 casos confirmados da doença, sendo 9 em Palmas e três em Araguaína.

Isolamento social nos Estados.

Palmas

Os dados da capital também estão abaixo da média de 53% registrados entre todas as capitais brasileiras. Com apenas 50,9%, Palmas é a penúltima colocada no ranking. A última colocada é Boa Vista (RR).

Isolamento social nas capitais

Pandemia

Um novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (2) mostra que o Brasil tem 7.910 casos confirmados de coronavírus. Assim como nos últimos dois boletins, o número de infectados subiu mais de mil em apenas 24 horas. No total, foram 1.064 a mais em relação ao dia anterior.

O número de mortes confirmadas cresceu 58 em um dia e somam 299. A maior parte dos óbitos (90%) é de pessoas com mais de 60 anos. A taxa de letalidade subiu de 3,5% para 3,8%.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.