Avaliação

Tocantins possui as duas melhores hidrelétricas do Brasil, aponta estudo técnico da Aneel

Usinas Peixe Angical e Lajeado lideram o ranking.

Por Redação 2.976
Comentários (0)

24/06/2020 14h59 - Atualizado há 3 anos
Usina Hidrelétrica de Lajeado

As Usinas Hidrelétricas Peixe Angical e de Lajeado, localizadas no Tocantins, foram apontadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como as duas melhores do Brasil. As duas são geridas pela empresa EDP.

O órgão regulador avaliou 148 usinas de geração de energia na campanha de fiscalização realizada em 2019 e 2020.

A UHE Peixe Angical obteve nota 99,40 no ranking geral, com pontuação máxima em cinco dos seis tópicos listados: meio ambiente, segurança, gestão da operação, gestão da manutenção e operação e manutenção. Já a UHE Lajeado recebeu nota máxima em quatro deles.

O monitoramento aconteceu em duas etapas distintas, entre dezembro de 2019 e abril de 2020. No ano passado, coube à UHE Lajeado ocupar a primeira colocação.

Usina Hidrelétrica Peixe Angical

Fiscalização

A Campanha de Fiscalização de Desempenho Operacional DARDO, da Aneel, avalia se o serviço prestado pelas usinas corresponde ao nível de desempenho operacional definido pelo órgão.

Detentoras de uma potência instalada de 93.327,35 MW, o que equivale cerca de 54% da capacidade de geração nacional, as hidrelétricas despachadas de forma centralizada têm papel fundamental na segurança energética do Sistema Interligado Nacional (SIN), tanto ponto de vista da operação integrada quanto do planejamento energético.

“É com grande satisfação que recebemos o reconhecimento da Aneel. Ter em nosso portfólio as duas melhores hidrelétricas do país e ainda uma terceira entre as dez melhores nos mostra que todo o esforço em busca da aplicação das melhores práticas de sustentabilidade e segurança operacional foi recompensado”, afirma Luiz Otávio Henriques, vice-presidente de Geração, Transmissão e Comercialização da EDP.

Sobre a UHE Peixe Angical

Com capacidade instalada de 498,75 MW e localizada no município de Peixe, a 290 quilômetros de Palmas, no Tocantins, a UHE Peixe Angical iniciou sua operação em 2006.

O empreendimento é operado pela Enerpeixe, empresa que tem como proprietários EDP (60%) e Furnas (40%).

Sobre a UHE Lajeado

Com capacidade instalada de 902,5 MW, a UHE Lajeado, construída no Rio Tocantins, opera a fio d’água. Considerada a melhor hidrelétrica do Brasil em ranking da Aneel em 2019, a Usina é referência em segurança e sustentabilidade, sendo certificada nas normas ISO 55001, ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, que atestam sua excelência na gestão dos ativos; na qualidade dos serviços prestados; na gestão ambiental e na gestão da saúde e segurança do trabalho.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.