Quatro dias

Tocantins terá feriadão em setembro, mas comércio poderá abrir no Dia da Padroeira do Estado

Feriado da Independência, na segunda-feira (7), será seguido pelo feriado estadual.

Por Arnaldo Filho 2.848
Comentários (0)

30/08/2026 09h24 - Atualizado há 1 semana
Igreja de Nossa Senhora da Natividade, no Tocantins

Notícias do Tocantins - O mês de setembro começará com um feriadão prolongado no Tocantins. O Dia da Independência do Brasil, celebrado na segunda-feira, 7 de setembro, será seguido pelo feriado estadual de Nossa Senhora da Natividade, Padroeira do Tocantins, na terça-feira (8).

Com isso, para trabalhadores que não cumprem expediente aos sábados e domingos e são dispensados nos feriados, a sequência poderá representar quatro dias consecutivos de folga, entre sábado (5) e terça-feira (8).

Apesar do feriado estadual, o comércio está autorizado a funcionar normalmente no dia 8 de setembro, conforme comunicado divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio-TO).

Segundo a entidade, a abertura dos estabelecimentos é permitida e o pagamento de horas extras aos empregados será obrigatório somente após o período normal de trabalho, conforme estabelece a cláusula 26ª da Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio 2024/2026.

Na prática, o feriado da Padroeira do Tocantins não significa fechamento obrigatório das lojas. Cada estabelecimento poderá decidir se abre ou não, observando as condições previstas na convenção coletiva e as demais normas trabalhistas aplicáveis.

O dia 8 de setembro é feriado em todo o Tocantins em homenagem a Nossa Senhora da Natividade, considerada Padroeira do Estado. Em 2026, a proximidade com o feriado nacional de 7 de Setembro cria uma das principais sequências de folga do segundo semestre.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.