Abril Verde

Trânsito já responde por 25% dos acidentes de trabalho e mobiliza campanha no Tocantins

Campanha alerta para risco no trajeto ao trabalho e leva ações educativas a dezenas de empresas.

Por Redação
Comentários (0)

28/04/2026 09h25 - Atualizado há 1 mês
Detran tem realizado diversas ações educativas sobre segurança no trabalho.

Notícias do Tocantins - O trajeto entre casa e trabalho tem se consolidado como um dos pontos mais críticos para a segurança do trabalhador no Brasil. Dados recentes mostram que cerca de 25% dos acidentes de trabalho acontecem no trânsito — um cenário que acendeu o alerta no Tocantins e motivou uma série de ações de conscientização.

Dentro da campanha Abril Verde, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins tem intensificado atividades educativas voltadas à prevenção de sinistros e mortes no trânsito, com foco direto nos trabalhadores. A mobilização é nacional e busca chamar atenção para a saúde e segurança no ambiente profissional, incluindo os riscos enfrentados fora dele, como no deslocamento diário.

Somente em 2025, o órgão realizou ações em 71 empresas e instituições públicas em todo o estado, alcançando 4.463 trabalhadores e empregadores. As atividades incluem palestras e rodas de conversa sobre direção responsável, comportamento seguro e redução de riscos nas vias.

Segundo o presidente do Detran/TO, Hercy Filho, o foco tem sido atingir principalmente o público jovem, mais vulnerável aos acidentes. “É uma preocupação da gestão em conscientizar os trabalhadores do estado sobre a segurança no trânsito, em especial os mais jovens, entre 20 e 30 anos, que são a maioria das vítimas dos acidentes no trabalho e no trânsito. Isso traz impactos sociais e econômicos, pois afeta aqueles que são a força de trabalho mais produtiva em nosso país”, afirmou.

A gerente de Educação para o Trânsito do Detran/TO, Hélida Cristina Noronha, reforça que as ações buscam provocar mudança de comportamento. “Temos realizado uma série de ações, como palestras e rodas de conversa, em diversas empresas e órgãos públicos com o intuito de sensibilizar os trabalhadores tocantinenses sobre a violência no trânsito e instigar a adoção de comportamentos mais prudentes e responsáveis”, destacou.

A campanha Abril Verde é realizada em alusão ao dia 28 de abril, data que marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e também homenageia vítimas de acidentes laborais. A origem remete a uma explosão em uma mina nos Estados Unidos, em 1969, que matou dezenas de trabalhadores e se tornou símbolo da luta por condições mais seguras.

No Brasil, o problema segue em escala elevada. Em 2024, foram registrados mais de 724 mil acidentes de trabalho, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Parte significativa desses casos ocorreu justamente no deslocamento entre casa e trabalho.

As ações educativas devem continuar ao longo do ano e serão intensificadas durante a campanha Maio Amarelo, que também tem como foco a redução de acidentes e mortes no trânsito.

Dicas de segurança

O Detran reforça algumas medidas essenciais para reduzir riscos no dia a dia:

  • Usar sempre o cinto de segurança

  • Utilizar capacete com viseira abaixada e cinta jugular fechada

  • Respeitar os limites de velocidade

  • Evitar ultrapassagens em locais proibidos ou sem condições seguras

A orientação é clara: atitudes simples podem fazer a diferença entre chegar ao destino com segurança ou entrar para as estatísticas de acidentes.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.