Campanha alerta para risco no trajeto ao trabalho e leva ações educativas a dezenas de empresas.
Notícias do Tocantins - O trajeto entre casa e trabalho tem se consolidado como um dos pontos mais críticos para a segurança do trabalhador no Brasil. Dados recentes mostram que cerca de 25% dos acidentes de trabalho acontecem no trânsito — um cenário que acendeu o alerta no Tocantins e motivou uma série de ações de conscientização.
Dentro da campanha Abril Verde, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins tem intensificado atividades educativas voltadas à prevenção de sinistros e mortes no trânsito, com foco direto nos trabalhadores. A mobilização é nacional e busca chamar atenção para a saúde e segurança no ambiente profissional, incluindo os riscos enfrentados fora dele, como no deslocamento diário.
Somente em 2025, o órgão realizou ações em 71 empresas e instituições públicas em todo o estado, alcançando 4.463 trabalhadores e empregadores. As atividades incluem palestras e rodas de conversa sobre direção responsável, comportamento seguro e redução de riscos nas vias.
Segundo o presidente do Detran/TO, Hercy Filho, o foco tem sido atingir principalmente o público jovem, mais vulnerável aos acidentes. “É uma preocupação da gestão em conscientizar os trabalhadores do estado sobre a segurança no trânsito, em especial os mais jovens, entre 20 e 30 anos, que são a maioria das vítimas dos acidentes no trabalho e no trânsito. Isso traz impactos sociais e econômicos, pois afeta aqueles que são a força de trabalho mais produtiva em nosso país”, afirmou.
A gerente de Educação para o Trânsito do Detran/TO, Hélida Cristina Noronha, reforça que as ações buscam provocar mudança de comportamento. “Temos realizado uma série de ações, como palestras e rodas de conversa, em diversas empresas e órgãos públicos com o intuito de sensibilizar os trabalhadores tocantinenses sobre a violência no trânsito e instigar a adoção de comportamentos mais prudentes e responsáveis”, destacou.
A campanha Abril Verde é realizada em alusão ao dia 28 de abril, data que marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e também homenageia vítimas de acidentes laborais. A origem remete a uma explosão em uma mina nos Estados Unidos, em 1969, que matou dezenas de trabalhadores e se tornou símbolo da luta por condições mais seguras.
No Brasil, o problema segue em escala elevada. Em 2024, foram registrados mais de 724 mil acidentes de trabalho, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Parte significativa desses casos ocorreu justamente no deslocamento entre casa e trabalho.
As ações educativas devem continuar ao longo do ano e serão intensificadas durante a campanha Maio Amarelo, que também tem como foco a redução de acidentes e mortes no trânsito.
Dicas de segurança
O Detran reforça algumas medidas essenciais para reduzir riscos no dia a dia:
Usar sempre o cinto de segurança
Utilizar capacete com viseira abaixada e cinta jugular fechada
Respeitar os limites de velocidade
Evitar ultrapassagens em locais proibidos ou sem condições seguras
A orientação é clara: atitudes simples podem fazer a diferença entre chegar ao destino com segurança ou entrar para as estatísticas de acidentes.