Queda da Ponte de Estreito (MA)

Três caminhões com produtos químicos caíram no rio Tocantins após desabamento de ponte

Prefeitura de Estreito e secretaria estadual do Maranhão emitiram comunicados.

Por Conteúdo AF Notícias 699
Comentários (0)

23/12/2024 09h26 - Atualizado há 1 ano
Cidade de Estreito, Maranhão.

Notícias do Tocantins -  Três caminhões que transportavam produtos químicos, ácido sulfúrico e defensivos agrícolas, caíram dentro do Rio Tocantins, com o desabamento da ponte que liga os estados do Tocantins e Maranhão, na BR-226, na tarde deste domingo (22/12). 

As autoridades orientam a população a não tomar banho ou ingerir a água do rio. As cidades abastecidas pelo rio também suspenderam a captação de água.

Ainda neste domingo (22), a Prefeitura de Estreito (MA) emitiu um comunicado à população após o Corpo de Bombeiros confirmar que três caminhões carregavam produtos altamente tóxicos e haveria risco de vazamento, podendo contaminar a água do rio. Dois deles transportavam ácido sulfúrico e outro, defensivos agrícolas.

“Solicitamos a todos os moradores e comunidades situadas a jusante da barragem de Estreito que evitem qualquer contato com a água do rio. O contato com esses produtos pode desencadear reações químicas graves e oferecer sérios riscos à saúde, como queimaduras, intoxicações e outros problemas”, destacou o comunicado.

Ainda segundo a prefeitura, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outras autoridades já estão no local avaliando e monitorando a situação.

“A população deve aguardar novas orientações oficiais antes de utilizar a água para qualquer finalidade. A segurança de todos é nossa prioridade. Contamos com a colaboração da comunidade neste momento crítico”, finalizou a prefeitura.

Imperatriz

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) também emitiu um comunicado informando a parada temporária dos sistemas de captação, tratamento e produção de água do município de Imperatriz.

“A paralisação dos sistemas obedece orientações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), emitidas após a constatação de que veículos pesados que transportavam produtos químicos tóxicos e corrosivos caíram no Rio Tocantins, durante desabamento da ponte do município de Estreito”, disse a Companhia.

“Pedimos aos clientes que façam uso comedido da água, até que a situação seja normalizada e o abastecimento seja retomado”, ressaltou a companhia de saneamento.

Tocantins

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) e a Defesa Civil Estadual também emitiram um alerta à população que vive em torno do Rio Tocantins, sobre alto risco à saúde pública e ao meio ambiente devido à possível queda de cargas com produtos químicos.

A Semarh recomenda que os moradores dos municípios afetados evitem qualquer contato direto com a água do Rio Tocantins no trecho atingido pelo acidente, incluindo banhos e o consumo de água. A orientação é destinada, especialmente, às populações de Aguiarnópolis, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Carrasco Bonito, Sampaio, Itaguatins, São Sebastião do Tocantins e Esperantina, no Tocantins, e de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edson Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, no Maranhão.

Equipes técnicas dos dois estados, em parceria com outros órgãos competentes, estão mobilizadas para monitorar a situação. Os trabalhos incluem a avaliação da qualidade da água e possíveis impactos ambientais, planejamento e execução de ações para conter a contaminação do rio e operações para a remoção dos veículos submersos.

A Semarh destaca que manterá a sociedade informada sobre os desdobramentos da ocorrência e as medidas adotadas para mitigar os impactos ambientais. Mais informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações e das ações emergenciais.

Colapso de Ponte em Rodovia Federal  

Uma parte da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, conhecida como Ponte JK, localizada na rodovia federal BR-226, que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, desabou na tarde deste domingo (22). O incidente resultou no colapso da ponte e na queda de caminhões no Rio Tocantins, sendo confirmada a presença de cargas com substâncias perigosas, incluindo defensivos agrícolas e produtos químicos corrosivos. 

Comunicado da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.