Em Porto Nacional

Universidade federal oferta 30 vagas para curso superior de Letras/Libras no Tocantins

Inscrições gratuitas podem ser feitas de 1º a 15 de julho.

Por Redação 3.201
Comentários (0)

25/06/2021 09h00 - Atualizado há 2 anos
Foto de antes da pandemia mostra estudantes de Libras em sala de aula

Um processo seletivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está ofertando 30 vagas para o curso de licenciatura em Letras/Libras no campus de Porto Nacional.

As vagas estão divididas em 12 para candidatos surdos e 18 para ouvintes. No ato da inscrição, a pessoa interessada deve escolher o grupo que deseja disputar.  

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir das 10 horas de 1º de julho e seguem até o dia 15 através do endereço eletrônico da Comissão Permanente de Seleção da UFT, a Copese.

O processo de seleção é composto de duas etapas: análise curricular, constituída da avaliação do histórico escolar do ensino médio, e uma entrevista.

Mercado de trabalho, segundo a UFT

Mas o que o licenciado em Letras/Libras faz? Apesar da formação profissional nessa área ainda ser pouco conhecida, ela é muito importante para a formação e educação de milhares de pessoas, pois é por meio dela que são capacitados os professores para ensinar e disseminar a língua brasileira de sinais e também a língua portuguesa, promovendo a inclusão da pessoa com deficiência e capacitando os demais alunos.

Se a sua preocupação é mercado de trabalho, saiba que a demanda por este profissional está em alta. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a maior conscientização de empresas e profissionais sobre essa causa aumentou a procura por profissionais capacitados.  O licenciado pode trabalhar com magistério na Educação Básica e no Ensino Superior; desenvolvendo projetos em ONGs, empresas públicas e privadas; na produção de materiais didáticos; entre outras possibilidades.

Para você ter uma ideia da demanda na área, o Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação das cinco maiores cidades do Tocantins mencionam a criação de escolas bilíngues como meta.

A demanda legal para o ensino da Libras em escolas é imensa e crescente, pois quanto mais espaço o surdo ocupa na sociedade, maior a necessidade de circulação da Libras. Isso requer, cada vez mais, professores de Libras nos mais diferentes espaços, disseminando o conhecimento da cultura surda, assumindo postos de trabalhos no estado e municípios e criando metodologias para diminuir a diferença entre surdos e ouvintes”, afirma Bruno Gonçalves Carneiro, professor do curso de Letras/Libras da UFT.

O edital do seletivo está disponível aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.