PMTO

Unidade de elite, Batalhão de Operações Especiais (Bope) ganha sede própria em Palmas

São 18 anos esperando por uma sede definitiva.

Por Redação 1.092
Comentários (0)

27/01/2021 08h38 - Atualizado há 3 anos
Armamento do Batalhão de elite da PMTO

O Governo do Estado inaugurou nesta terça-feira (26) a sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a nova unidade de elite criada pela Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), que agora passa a integrar o quadro de policiamento especializado das forças de segurança do Estado.

Conforme o governador Mauro Carlesse, a criação do Bope representa um fortalecimento das forças de segurança do Tocantins. “O Bope conta com militares preparados para estar em combate em dificuldades extremas, protegendo a nossa comunidade. É isso que a gente quer, cada vez mais, melhorar as condições de trabalho dos nossos militares, dos nossos servidores para poder atender melhor a comunidade. Não só quanto à estrutura que foi entregue aqui, mas também com equipamentos de segurança, armamento e proteção”, ressaltou.

Anteriormente, a unidade especial fazia parte da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) e agora, com o status de batalhão, o Bope se apresenta com um efetivo melhor, mais estrutura e atribuições diferenciadas ao policiamento do Estado, como por exemplo, operações no meio rural e ações envolvendo o uso de explosivos.

O comandante do Bope na Capital, tenente-coronel Fioravan Teixeira Silveira, ressaltou a importância de uma sede própria para o desenvolvimento do trabalho da corporação. “O Bope começou como uma companhia independente, no ano de 2003, e já são 18 anos esperando por uma sede definitiva. Essa sede vai resolver o problema de acomodação, de treinamento, de melhoria de condições de trabalho para a tropa. Temos a intenção de aumentar o efetivo com esse concurso da Polícia Militar, garimpar os talentos que vão entrar”, assegurou.

A sede do Bope, que vai abrigar os chamados “caveiras”, policiais que fazem parte da unidade de elite da PM/TO, está localizada na avenida NS-02, em Palmas, próxima à Avenida Palmas-Brasil.

Troca de comando do 6° BPM/TO

Antes da solenidade de inauguração da sede do Bope, o vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou a cerimônia de troca de comando do 6° Batalhão da PM/TO, em evento ocorrido na sede do batalhão, em Taquaralto, na região sul de Palmas.

Na ocasião, o tenente-coronel Ricardo Apolinário de Carvalho assumiu o comando do 6° Batalhão, substituindo o tenente-coronel Abner Alves Martins, que destacou a expectativa do trabalho à frente do batalhão.

Nesta terça-feira, também foi inaugurada uma nova estrutura para a unidade da Força Tática do 6° BPM/TO, construída inteiramente por meio do serviço de voluntariado, por moradores e empresários da região sul de Palmas, que doaram materiais e mão de obra para a construção do espaço. Como forma de homenagem, a nova sede da Tática recebeu o nome do policial militar Ivan Borges, morto durante um assalto que ocorreu na região sul de Palmas, em abril de 2016.

Abrangência

O 6° Batalhão abrange a região sul de Palmas e mais cinco cidades próximas a Capital, sendo elas: Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza e São Félix, o que corresponde, em média, 170 mil habitantes na área de abrangência do batalhão.

Soleniadade de inauguração da sede do BOPE

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.