Nota 5

Unitins é credenciada com nota máxima pelo MEC para ofertar cursos a distância e planeja expansão

Recredenciamento é um processo rigoroso que avalia a qualidade das instituições.

Por Redação 1.321
Comentários (0)

24/06/2024 15h47 - Atualizado há 3 semanas
Sede administrativa da Unitins

Notícias do Tocantins - O Ministério da Educação (MEC) avaliou com nota máxima (5) o processo de recredenciamento da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para a modalidade de Educação a Distância (EAD).

Esta decisão consolida a Unitins como uma referência na oferta de cursos de graduação e abre possibilidades para oferta de cursos de pós-graduação a distância, garantindo a continuidade e a expansão de sua atuação em todo o estado do Tocantins.

O recredenciamento pelo MEC é um processo rigoroso que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil.  

A diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DPPI), Arlenes Delabary Spada, explica que a Unitins foi avaliada em 58 indicadores, divididos em cinco eixos – Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.

“O conceito atribuído à Unitins reflete a qualidade dos serviços prestados pela instituição à sociedade tocantinense. A comissão avaliou 16 dos nossos 21 cursos, além de toda nossa capacidade de planejamento e gestão, políticas acadêmicas para ensino, pesquisa e extensão e infraestrutura. A nota 5 demonstra que atendemos de forma ‘excelente’ aos indicadores e nos coloca em posição de destaque entre as Universidades do país. Essa posição reforça a expertise que a Unitins tem com a Educação a Distância, o compromisso com a excelência nos serviços prestados e o respeito à comunidade acadêmica”, destaca a diretora, agradecendo, em nome da DDPI, a todos que participaram desta conquista: “gestores, docentes, tutores e, em especial, aos nossos discentes que deram um show ao evidenciar nossas práticas educativas e a inovação em nossas ações”.

Para a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, “esse recredenciamento é muito importante para a universidade, porque de fato, ele, como todos os outros processos avaliativos, veio para evidenciar a evolução e a qualidade do ensino superior da Unitins”.

A vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, fala que o recredenciamento da Unitins pelo MEC é fruto de um trabalho contínuo e colaborativo. “Ter a chancela do MEC nesse processo de recredenciamento institucional, no âmbito da Educação a Distância, é uma conquista que celebramos de forma coletiva. É fruto do trabalho de muitos setores e servidores que vêm se empenhando arduamente, sempre em busca da excelência acadêmica”, disse.

“Entrei na Unitins sendo professora EaD, em meados de 2005 e poder estar na Gestão da Universidade no momento em que obtivemos o conceito 5, neste ano de 2024, é motivo de muita emoção. Compartilho esta conquista com todos os servidores da Unitins, professores e técnicos-administrativos, pois juntos estamos fortalecendo a universidade, sempre em busca de atendermos as demandas do nosso Estado, principalmente no âmbito da Interiorização Universitária”, destaca a vice-reitora. 

Excelência

A Universidade tem investido constantemente em tecnologias educacionais, metodologias inovadoras de ensino e na capacitação de seu corpo docente para oferecer uma experiência de aprendizagem de excelência.

Com o recredenciamento, a Unitins planeja ampliar sua oferta de cursos EaD, atendendo às demandas do mercado e às necessidades de formação profissional, como enfatiza o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende.

"Esse recredenciamento é um reconhecimento do nosso compromisso com a educação de qualidade. Continuaremos a trabalhar arduamente para oferecer cursos que não apenas atendam às expectativas de nossos alunos, mas que também os preparem para os desafios do futuro. O recredenciamento pelo MEC é um passo fundamental para a Unitins, para que se consolide cada vez mais como uma instituição comprometida com a inovação e a excelência acadêmica. A Universidade segue firme em sua missão de transformar vidas por meio da educação, oferecendo oportunidades de crescimento pessoal e profissional para milhares de estudantes”, arrematou.

O reitor também enfatiza que esta conquista só foi possível com a dedicação de todos os servidores e apoio do Governo do Estado. “Não podemos deixar de ressaltar que essa nota máxima é fruto da dedicação dos servidores da Unitins (docentes e técnicos administrativos) e o apoio do governador Wanderlei Barbosa, que é um grande entusiasta da educação e da interiorização universitária, e também dos deputados da Assembleia Legislativa do Tocantins que têm apoiado as pautas da Unitins”, concluiu.

Eixos de avaliação

A comissão in loco avaliou os 5 eixos previstos no instrumento de Recredenciamento, onde as notas variam de 1 (não atende) a 5 (atende com excelência). Desta forma, a Unitins obteve:

  • No eixo 1, Planejamento e Avaliação Institucional, nota 4,8, demonstrando seu processo de evolução ao longo dos últimos anos.
  • No eixo 2, Desenvolvimento Institucional, a nota 5,0, demonstrando o alinhamento entre as ações da Universidade e o que está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
  • No eixo 3, Políticas Acadêmicas, a nota foi 4,83. Esta nota reflete as práticas inovadoras no tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão. A curricularização dá ao eixo uma característica transdisciplinar e demonstra nossa preocupação com a formação integral dos acadêmicos.
  • O eixo 4, Políticas de Gestão, obteve nota 4,88. Aqui foram avaliadas as capacitações, os processos de gestão e a sustentabilidade financeira.
  • O eixo 5, Infraestrutura, foi avaliado com nota 4,39, evidenciando os investimentos nesta área em todas as unidades da Unitins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.