Millena Nascimento

Vestido de modelo do Tocantins que disputa Miss Brasil levou 720h para ser montado

Vestidos da modelo são inspirados no capim dourado.

Por Redação 3.230
Comentários (0)

18/08/2021 15h37 - Atualizado há 2 anos
Produção do vestido contou com a participação de 21 artesãs

A modelo e estudante de direito Millena Nascimento, de 22 anos, é a responsável por levar a bandeira do Tocantins ao Miss Brasil Mundo, que acontece nesta quinta-feira (19) e reúne 48 candidatas de todo o país. 

Inspirados na representatividade do capim dourado na cultura tocantinense, os trajes típicos e de gala retratam de formas distintas um dos principais artesanatos produzidos no estado. 

O primeiro já revelado durante o concurso foi produzido pelo estilista Luiz Fernando Carvalho, que iniciou sua carreira artística no ano de 2012, no âmbito junino com produções de indumentárias de quadrilhas juninas estilizadas. "Atualmente tenho figurinos artísticos premiados, figurinos juninos temáticos apresentados por todo o Brasil, vestidos de noivas confeccionados para vários estados brasileiros”, revela o estilista. 

Sobre a produção do vestido da miss, Luiz Fernando conta que, após a ideia do croqui, iniciou uma pesquisa pelo capim dourado de melhor qualidade. "Em março, foi dado início à confecção das 1.100 peças artesanais a partir do capim dourado. Um trabalho longo e árduo que contou com a ajuda de 21 artesãs locais. Ao todo, foram necessárias 720 horas de trabalho intenso para montar um grande quebra cabeça que foi esse vestido”, frisa. 

Já a artesã Luzilene Marques de Carvalho, presidente da Associação Dourada de Novo Jardim ressalta que foi um trabalho de muita dedicação e esforço. "Para nós, foi uma satisfação imensa participar de um projeto tão importante como esse”, ressalta. 

O segundo vestido, que será revelado apenas durante a live que escolherá a nova Miss Brasil, foi criado pelo estilista Werci e une referências da natureza do Tocantins e do capim dourado.

"Usando o verde-esmeralda com pequenos fios de dourado, representando as hastes do capim dourado dentro da natureza verde e rica no Tocantins, simples, porém glamouroso, muitas pedrarias como, vidrilho, miçangas, cristais, pérolas, strass e swarovski”, descreve.

Ele também diz que o desenho do bordado foi inspirado nos raios do pôr do sol tocantinense, criando linhas retas e graduando a tonalidade do bordado, completando com a modelagem sexy, em decote "V", frente e costa, além de uma fenda lateral, para alongar a silhueta da modelo.  

Para Jairo Mariano, presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), pasta que apoiou a produção dos vestidos apresentados na competição, a valorização dos artesãos e dos profissionais da moda também perpassa pelos pilares do fortalecimento da cultura.

São talentos que nascem no Tocantins e levam nossa cultura e tradição a outros estados por meio da inspiração em suas peças. A moda é uma ferramenta de transformação, que reflete o comportamento de um povo e isso é o que queremos mostrar, nossas belezas e costumes através do trabalho dos estilistas”, declara.

Conheça mais sobre os estilistas 

Werci

Natural de Guaraí, Tocantins, Werciley Neto, 33 anos, é formado em Moda pela Universidade FUMEC, em Belo Horizonte. Trabalhou durante 9 anos em uma renomada empresa mineira, vestindo algumas celebridades, revistas e TV.

Já fez trabalhos para o teatro e criou looks para a publicidade de um perfume grego da marca Korres. Atualmente, trabalha no lançamento da sua primeira coleção inspirada no Jalapão, com peças de capim dourado e bordados, unificando a moda e o artesanato local.

Luiz Fernando Carvalho

Aos 21 anos, o guaraiense atua como maquiador, estilista e cabeleireiro, iniciando a carreira em 2012. Atualmente, trabalha na expansão do seu ateliê Ponto Luz, criado há 3 anos com o foco em produzir figurinos temáticos e típicos do Tocantins e do Brasil inteiro. 

Luiz Fernando tem figurinos reconhecidos e premiados em vários estados, é especialista em penteados artísticos, sociais e de festa e colaborou com diversas produções de noivas, debutantes, madrinhas de casamentos e vestidos de gala.

Millena Nascimento representa o Tocantins
Millena Nascimento
Evento ocorre nesta quinta-feira, 19

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.