Seciju

Governo suspende visitas nos presídios do Tocantins para evitar propagação do coronavírus

Não há registro de casos suspeitos da doença no Sistema Prisional tocantinense.

Por Redação
Comentários (0)

15/03/2020 14h37 - Atualizado há 4 anos
Presídio Barra da Grota, em Araguaína

A Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju) informou que estão suspensas as visitas às unidades prisionais do Tocantins diante do aumento no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19) em todo país. A decisão foi tomada após a instalação do Comitê de Crise contra o coronavirus, na sexta-feira (13).

O objetivo é garantir o direito à saúde dos presos e também dos agentes de execução penal e servidores do sistema. As medidas estão sendo adotadas com base na Portaria nº 231, de 14 de março de 2020, que visa prevenir possíveis situações adversas ligadas à saúde de apenados e servidores. O documento também prevê a suspensão das transferências estaduais e interestaduais de presos, salvo as devidamente autorizadas previamente pelo Sispen-TO.

Conforme a Seciju, o Sistema Penal do Tocantins recebe semanalmente alto fluxo de pessoas, entre eles servidores, advogados, defensores públicos e familiares dos presos, além de membros de instituições religiosas e organizações da sociedade civil. 

No dia 4 de março a Seciju já havia divulgado nota técnica com orientações para prevenção de contágio por coronavirus e outras doenças nas unidades penais. O documento foi elaborado por especialistas com base nas recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Não há registro de casos suspeitos da doença no Sistema Prisional tocantinense. A secretaria disse que periodicamente são realizados Mutirões de Saúde nas 38 unidades do Estado. 

Nesta segunda-feira, dia 16, será realizada uma nova reunião com servidores do Sistema Penitenciário e gestores da Seciju para que, em acordo com o Comitê de Crise contra o Coronavirus, sejam analisadas as evoluções acerca do assunto para que sejam adotadas novas medidas e estipulados prazos para revogação da Portaria ou permanência de sua validade por um período maior.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.