Superação

Jovem tocantinense com atrofia muscular espinhal dá exemplo de superação e vai cursar Direito

Outra boa notícia é que o curso será custeado por um fazendeiro.

Por Márcia Costa 2.636
Comentários (0)

21/06/2019 12h50 - Atualizado há 4 anos
Ronaldo Júnior tem 26 anos e agora vai estudar Direito

Um jovem de 26 anos morador de Arapoema, no norte do Tocantins, dá todos os dias um grande exemplo de superação ao mostrar que apesar de ser portador de atrofia muscular espinhal tipo III, leva uma vida normal, sobretudo lutando pela realização do seu maior sonho, fazer um curso superior.

Ronaldo Júnior da Silva recebeu na última terça-feira (18) uma das melhores notícias de sua vida: foi aprovado no vestibular de Direito numa faculdade em Colinas do Tocantins.

Outra boa notícia é que o curso será custeado pelo fazendeiro Leoni Lavagnoli como um incentivo por sua dedicação.

A vida de Ronaldo Júnior sempre foi carregada de muitos desafios por ter que aprender a lidar com as inúmeras dificuldades decorrentes da doença.

Os sintomas da atrofia apareceram entre o 2º e o 17º ano de vida e os membros superiores são os mais afetados.

"Preciso de ajuda para me locomover e para fazer tarefas do dia-a-dia (no meu caso uso uma cadeira de rodas motorizada), mas sempre procuro me manter em atividade para impedir um pouco mais a progressão da doença”.

O jovem tenta viver normalmente, porém, algumas vezes ainda se depara com o preconceito. 

"O preconceito chega principalmente quando as pessoas me veem ao lado da minha esposa (Faby) com quem vivo em união estável há 5 anos. Nós, juntamente com nossas famílias, vivemos lutando contra o preconceito diariamente, mas isso não me abala, só me motiva mais", declarou.

Outro desafio de Ronaldo Júnior é conseguir um guincho elétrico, aparelho que vai auxiliá-lo na saída da cama para a cadeira motorizada.

No ano passado, ele comemorou outra grande conquista: a casa própria.  O juiz da Comarca de Arapoema, Rosemilto Oliveira, e o promotor de Justiça Caleb Melo, conheceram a história dele e se empenharam para conseguir a construção de uma casa adaptada. 

"Eles conseguiram a casa através de um projeto desenvolvido na Comarca. Quero agradecer a minha esposa, minha família, meus amigos e principalmente o fazendeiro senhor Leoni, o juiz, o promotor e todos aqueles que fazem parte da minha história. Quero muito fazer o curso de Direito, pois o conhecimento é primordial na minha concepção. Tenho uma frase de minha autoria que diz: ‘seus pés podem levá-lo ao outro lado da rua, mas a sua inteligência pode te levar a qualquer parte do mundo", finalizou Ronaldo.

Jovem Ronaldo Júnior
Jovem é casado há cinco anos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.