ABC Cerrado

Gerente de fazenda apresenta resultado positivo após assistência técnica do Senar Tocantins

A propriedade fica no município de Fortaleza do Tabocão e recebeu assistência técnica e gerencial durante 18 meses.

Por Redação
Comentários (0)

05/07/2019 15h11 - Atualizado há 4 anos
Rogério Belle

O gerente da fazenda Campo Largo, Rogério Belle, foi um dos beneficiários do Projeto ABC Cerrado, realizado pelo Senar Tocantins. A propriedade que fica no município de Tabocão (TO) recebeu assistência técnica e gerencial durante 18 meses.

A assistência foi um incremento em busca de novas técnicas. Implantamos as técnicas de conservação do solo, adubação de pastagem, preservação das áreas de preservação permanentes, reservas e manejo e integração de lavoura e pecuária para aumentar a lotação. Buscamos o aproveitamento maior do solo. Deu para sentir que tem como aumentar a produtividade de arroba por hectare suplementando a fertilidade do solo”, comenta o produtor.

O técnico de campo, Israel Barbosa Lima, foi responsável pela assistência na propriedade. “O Rogério é produtor de gado, integração lavoura e pecuária e está aqui desde 2003. Aqui é uma área de 3.500 hectares, hoje ele tem 50% das áreas protegidas, conseguimos consolidar. Agora só é necessário a adubação de manutenção, e então ele terá o maior aumento da produtividade, consequentemente ganho de peso do gado para ser levado pra fora”, afirma.

O Senar é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, capacitação de instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica oferecida posteriormente nas propriedades rurais.

Hoje a fazenda é uma empresa, tem entrada e saída de dinheiro, então precisa ter o gerenciamento bem especifico. Aprendemos fazer nossas atividades dentro do calendário do nosso clima, entre período de chuva e estiagem, entre época de plantio e adubação. Se não tivermos um volumoso estocado na época de seca, o índice cai. É uma questão de planejamento e conhecimento. O projeto alavancou nossa propriedade”, finaliza o produtor Rogério Belle.

Rogério Belle e Israel Barbosa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.